Mostramos qual o livro da Bíblia que fala sobre a Semana Santa e a mensagem mais importante dele
Com certeza você amará saber o quanto a Bíblia nos mostra os dias da semana santa para comemorarmos a Páscoa. Confira aqui qual o livro da Bíblia fala sobre a Semana Santa.
A Semana Santa é uma celebração religiosa bastante sagrada para os cristãos.
Celebrado todo o mistério da salvação por meio do sacrifício de Jesus Cristo, todo o mistério é importante para o verdadeiro significado da Páscoa.
Sabendo disso, é muito importante saber quais são todas as passagens da Bíblia que registram e comprovam o verdadeiro significado da Páscoa e a Semana Santa na palavra de Deus.
Foi pensando nisso que selecionamos em qual livro da Bíblia fala sobre a Semana Santa e a reflexiva a mensagem que podemos tirar dessa celebração da Páscoa.
Qual o livro da Bíblia fala sobre a Semana Santa?
A verdade é que não existe apenas um livro que fala sobre a Semana Santa, mas tem quatro evangelhos que detalham cada mistério representado nos dias da semana santa.
Nas comemorações da Páscoa é dedicado cada dia da semana para celebrar os mistérios de Jesus Cristo desde a entrada em Jerusalém a morte e ressurreição.
Cada evangelho da Bíblia reserva uma parte para os eventos da Páscoa, dando inspiração a algumas religiões cristãs a celebrar a Semana Santa.
São eles:
Evangelho de Mateus:
- Capítulo 21 (entrada de Jesus em Jerusalém);
- Capítulo 26 ao 28 (paixão e a ressurreição de Jesus Cristo).
Evangelho de Marcos:
- Capítulo 11 (a entrada de Cristo em Jerusalém);
- Capítulo 14 ao 16 (conspiração contra Jesus, morte e ressurreição).
Evangelho de Lucas:
- Capítulo 19 (entrada de Cristo em Jerusalém);
- Capítulo 22 ao 24 (morte e ressurreição).
Evangelho de João:
- Capítulo 12 (entrada de Jesus em Jerusalém);
- Capítulo 13 (lava-pés);
- Capítulo 18 ao 21 (última ceia, paixão, ressurreição).
Qual o significado de cada dia da Semana Santa?
Confira a seguir alguns versículos da Bíblia de acordo com cada significado da semana santa comemorada na Páscoa.
1 – Domingo de Ramos (entrada de Jesus Cristo em Jerusalém
Depois de dizer isso, Jesus foi adiante, subindo para Jerusalém. Ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, no monte chamado das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos, dizendo-lhes: “Vão ao povoado que está adiante e, ao entrarem, encontrarão um jumentinho amarrado, no qual ninguém jamais montou. Desamarrem-no e tragam-no aqui. Se alguém lhes perguntar: ‘Por que o estão desamarrando? ’ digam-lhe: ‘O Senhor precisa dele’ “. Os que tinham sido enviados foram e encontraram o animal exatamente como ele lhes tinha dito. Quando estavam desamarrando o jumentinho, os seus donos lhes perguntaram: “Por que vocês estão desamarrando o jumentinho? ” Eles responderam: “O Senhor precisa dele”. Levaram-no a Jesus, lançaram seus mantos sobre o jumentinho e fizeram que Jesus montasse nele. Enquanto ele prosseguia, o povo estendia os seus mantos pelo caminho. Quando ele já estava perto da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a louvar a Deus alegremente, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. Exclamavam: “Bendito é o rei que vem em nome do Senhor! ” “Paz no céu e glória nas alturas! ” (Lucas 19:28-38)
2 – Segunda-Feira Santa (limpeza do Templo)
Então ele entrou no templo e começou a expulsar os que estavam vendendo. Disse-lhes: “Está escrito: ‘A minha casa será casa de oração’; mas vocês fizeram dela ‘um covil de ladrões’”. Todos os dias ele ensinava no templo. Mas os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes do povo procuravam matá-lo. Todavia, não conseguiam encontrar uma forma de fazê-lo, porque todo o povo estava fascinado pelas suas palavras. (Lucas 19:45-48)
3 – Terça-Feira Santa (Jesus é confrontado pelas autoridades);
Certo dia, quando Jesus estava ensinando o povo no templo e pregando as boas novas, chegaram-se a ele os chefes dos sacerdotes, juntamente com os mestres da lei e os líderes religiosos, e lhe perguntaram: “Com que autoridade estás fazendo estas coisas? Quem te deu esta autoridade? ” Ele respondeu: “Eu também lhes farei uma pergunta: Digam-me: O batismo de João era do céu, ou dos homens? ” Eles discutiam entre si, dizendo: “Se dissermos: ‘do céu’, ele perguntará: ‘Então por que vocês não creram nele? ’ Mas se dissermos: ‘dos homens’, todo o povo nos apedrejará, porque convencidos estão de que João era um profeta”. Assim, responderam: “Não sabemos de onde era”. Disse então Jesus: “Tampouco lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas”. (Lucas 20:1-8)
4 – Quarta-feira Santa (Via Sacra)
Então Pilatos decidiu fazer a vontade deles. Libertou o homem que havia sido lançado na prisão por insurreição e assassinato, aquele que eles haviam pedido, e entregou Jesus à vontade deles. Enquanto o levavam, agarraram Simão de Cirene, que estava chegando do campo, e lhe colocaram a cruz às costas, fazendo-o carregá-la atrás de Jesus. Um grande número de pessoas o seguia, inclusive mulheres que lamentavam e choravam por ele. (Lucas 23:24-27)
5 – Quinta-Feira Santa (última ceia)
Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram-se à mesa. E disse-lhes: “Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer. Pois eu lhes digo: Não comerei dela novamente até que se cumpra no Reino de Deus”. Recebendo um cálice, ele deu graças e disse: “Tomem isto e partilhem uns com os outros. Pois eu lhes digo que não beberei outra vez do fruto da videira até que venha o Reino de Deus”. Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês. (Lucas 22:14-20)
6 – Sexta-Feira Santa (paixão de Cristo na cruz)
Jesus bradou em alta voz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Tendo dito isso, expirou. O centurião, vendo o que havia acontecido, louvou a Deus, dizendo: “Certamente este homem era justo”. E todo o povo que se havia juntado para presenciar o que estava acontecendo, ao ver isso, começou a bater no peito e a afastar-se. (Lucas 23:46-48)
7 – Sábado Santo (Jesus jaz em seu túmulo)
Era o Dia da Preparação, e estava para começar o sábado. As mulheres que haviam acompanhado Jesus desde a Galiléia, seguiram José e viram o sepulcro, e como o corpo de Jesus fora colocado nele. Então, foram para casa e prepararam perfumes e especiarias aromáticas. E descansaram no sábado, em obediência ao mandamento. (Lucas 23:54-56)
8 – Domingo de Páscoa (ressurreição)
No primeiro dia da semana, de manhã bem cedo, as mulheres tomaram as especiarias aromáticas que haviam preparado e foram ao sepulcro. Encontraram removida a pedra do sepulcro, mas, quando entraram, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. Ficaram perplexas, sem saber o que fazer. De repente dois homens com roupas que brilhavam como a luz do sol colocaram-se ao lado delas. Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: “Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele lhes disse, quando ainda estava com vocês na Galiléia: ‘É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia’ “. (Lucas 24:1-7)
Confira aqui no Awebic mais conteúdos inspiradores sobre a Semana Santa:
- Ritual de Semana Santa vai te fazer ter uma semana cheia de bênçãos e muita sorte
- 12 destinos para viajar na Semana Santa e conseguir aproveitar o feriado da melhor maneira
- 3 rituais de Semana Santa que não podem passar desapercebidos nesse feriadão
- O que fazer na Semana Santa de acordo com as principais tradições desse feriado importante
A linda mensagem de amor da Semana Santa para nossas vidas
As comemorações da semana santa nos mostra o quanto Deus nos ama e deu seu único filho para salvar a humanidade da condenação eterna.
É na Páscoa que devemos relembrar o sacrifício de Jesus Cristo e mostrar para as pessoas o quanto o amor de Deus é misericordioso e perdoa os nossos pecados.
Além da história de amor que podemos tirar da semana santa deve refletir em nossas palavras e ações diariamente, pois Deus é amor, por isso, devemos também ser amor e compaixão de Cristo.
…
Você gostou de saber mais sobre o que a Bíblia fala sobre a Semana Santa? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes palavras para comemorar o verdadeiro significado da Páscoa.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.