Biografia de Cecília Meireles: melhores obras e poemas para conhecer de perto sua vida
As biografias nos fazem conhecer e admirar cada vez mais pessoas importantes. Confira aqui uma excelente biografia de Cecília Meireles e se inspire com a trajetória de vida dessa grande escritora brasileira.
Com certeza você já leu algumas das obras dessa grande escritora brasileira e se surpreendeu. A biografia de Cecília Meireles é muito inspiradora e emocionante de se conhecer.
Cecília Meireles não foi apenas uma escritora, mas também uma pintora, jornalista e até mesmo professora no Brasil e no exterior.
Na verdade, essa escritora brasileira foi a primeira voz feminina de uma grande expressão da literatura no Brasil, tendo publicado diversas obras e marcado sua carreira na literatura.
Com certeza você irá se surpreender essa grande brasileira e tudo que ela construiu em sua carreira como a escritura para enriquecer ainda mais a literatura brasileira.
Onde Cecília Meireles nasceu?
A grande escritora Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no Rio de Janeiro no dia 7 de novembro de 1901.
O que muitas pessoas não sabem é que ela foi criada pela avó materna, isso porque o pai morreu poucos meses antes dela nascer e sua mãe morreu quando ela completou 3 anos.
A sua avó, a portuguesa Jacinta Garcia Benevides, criou e educou essa escritora talentosa que com passar e sua carreira profissional fez muito pela literatura brasileira.
Na verdade, apesar dela contribuir muito para a poesia brasileira, Cecília Meireles também realizou bons trabalhos como cronista e conquista de literatura infantil e folclórica.
Como foi a educação de Cecília Meireles?
A escritora Cecília Meireles sempre foi uma grande estudiosa, tendo o seu primeiro curso primário na Escola Estácio de Sá.
Foi nessa instituição de ensino que ela recebeu das mãos de Olavo Bilac a medalha de ouro por ter feito o curso de distinção e louvor.
Se formando como professora na Escola Nacional do Rio de Janeiro em 1917, ela também se apaixonou por línguas e música.
Logo após a sua formação acadêmica, Cecília Meireles começou a exercer seu magistério nas escolas do estado do Rio de Janeiro.
A primeira publicação profissional de Cecília Meireles
Publicado em 1919, o livro de poemas chamado “Espectros” com 17 sonetos de temas históricos, Cecília Meireles fez sua primeira publicação oficial e profissional.
Desde então ela começou a se destacar nas universidades editoras, publicando seus trabalhos de forma surpreendente e conquistando vários leitores pelo Brasil.
Logo após a publicação do primeiro livro, ela se casou com o artista plástico português Fernando Correia Dias, com quem teve três filhas lindas.
Os livros de Cecília Meireles até hoje têm um grande destaque no impacto nas universidades de escolas em relação ao poder da literatura brasileira.
O interesse de Cecília Meireles pela educação
A verdade é que Cecília Meireles não se destaca apenas com suas publicações, isso porque ela estudou tanto teoria educacional quanto a literatura e folclore.
Trabalhando como jornalista, ela contribuiu muito para a imprensa carioca escrevendo sobre folclore e até mesmo publicando artigos sobre educação.
Na verdade, os talentos de Cecília Meireles contribuíram muito para a transformação dos livros didáticos e poemas infantis.
As publicações e trabalhos autorais da escritora foi tão impactantes para a educação que ela recebeu muitos convites e até mesmo viajou para Portugal para conferências e divulgação da cultura brasileira.
É verdade que Cecília Meireles lecionou nos EUA?
A pedagogia de Cecília Meireles não sou impactou o mundo acadêmico aqui no Brasil, mas também no exterior com sua grande bagagem sobre literatura e cultura brasileira.
O que muitas pessoas não sabem é que ela lecionou sobre literatura brasileira na Universidade do Texas.
Além disso, ela fez diversas viagens para Portugal para conferências e até mesmo publicações de livros e ilustrações autorais.
Ela não ficou só no Texas de Portugal, Cecília Meireles também viajou para a África, Ásia e até mesmo a Europa para as conferências sobre literatura, folclore e educação.
Quais são as grandes obras de Cecília Meireles?
A verdade é que as obras de Cecília Meireles até hoje têm um impacto muito saudável e educacional para a literatura brasileira.
Não só no Brasil, mas em outros países as obras dessa grande escritora brasileira tem a sua função em educar e mostrar às pessoas o quanto a literatura é libertadora.
Ouvir a seguir algumas obras de Cecília Meireles para você conhecer ainda mais sobre o trabalho natural dessa grande escritora e poetisa brasileira.
- Pequeno Oratório de Santa Clara, poesia (1955)
- Evocação Lírica de Lisboa, prosa (1948)
- Romanceiro da Inconfidência, poesia (1953)
- Pístóia, Cemitério Militar Brasileiro, poesia (1955)
- Romance de Santa Cecília, poesia (1957)
- Nunca Mais… e Poema dos Poemas (1923)
- Doze Noturnos de Holanda, poesia (1952)
- Escolha o Seu Sonho, crônica (1964)
- Baladas Para El-Rei, poesia (1925)
- Poemas Escritos Na Índia (1962)
- Eternidade em Israel, prosa (1959)
- Ou Isto Ou Aquilo, poesia (1965)
- Metal Rosicler, poesia (1960)
- Giroflê, Giroflá, prosa (1956)
- Canção, poesia (1956)
- Espectros, poesia (1919)
- Vaga Música, poesia (1942)
- Viagem, poesia (1939)
- Mar Absoluto, poesia (1945)
- Viagem, poesia (1925)
- Antologia Poética, poesia (1963)
- Retrato Natural, poesia (1949)
- A Rosa, poesia (1957)
Está gostando de saber mais sobre a vida e carreira com escritora de Cecília Meireles? Então confira aqui no Awebic mais biografias inspiradoras:
- Vida de Luiz Gonzaga consegue ser tão cheia de amor
- A verdadeira biografia de Albert Einstein vai te deixar vidrado na história dele
- Vida de Ludwig van Beethoven inspira com um legado comovente de obras
- Vincent van Gogh: a vida e obra de um dos maiores pintores do mundo
- Colleen Hoover: a escritora que vem se tornando a mais querida dos últimos anos
As melhores frases de Cecília Meireles
Confiasse aqui algumas citações de Cecília Meireles e conheço ainda mais sobre os pensamentos e forma de educar dessa grande escritora e educadora brasileira.
Liberdade de voar num horizonte qualquer, liberdade de pousar onde o coração quiser.
Adestrei-me com o vento e minha festa é a tempestade.
Quanto mais me despedaço, mais fico inteira e serena.
Tenho fases, como a Lua; fases de ser sozinha, fases de ser só sua.
Aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira.
Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.
De longe te hei de amar – da tranquila distância em que o amor é saudade e o desejo, constância.
A minha infância de menina sozinha deu-me duas coisas que parecem negativas, e foram sempre positivas para mim: silêncio e solidão.
Se em um instante se nasce e um instante se morre, um instante é o bastante pra vida inteira.
Em toda a vida, nunca me esforcei por ganhar nem me espantei por perder. A noção ou o sentimento da transitoriedade de tudo é o fundamento mesmo da minha personalidade.
…
Você gostou de saber mais sobre a vida de Cecília Meireles? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes informações sobre a biografia de uma das melhores escritoras brasileiras.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.