Los Angeles encontrou uma saída sustentável e criativa para evitar a falta de água. Veja como!
Olha só a solução criativa que os americanos encontraram.
A preocupação com a falta de água atravessa fronteiras e o Brasil não é o único país que busca alternativas para evitar o agravamento da situação.
O estado da Califórnia enfrenta problemas causados pela seca há quatro anos.
A prefeitura de Los Angeles, a cidade mais populosa da Califórnia, tomou uma atitude bem inusitada para frear a crise da água: 96 milhões de “shade balls” ou “bolas de sombra” foram jogadas em três reservatórios locais.
Como parte de um projeto que custou US$ 34,5 milhões (R$ 120 milhões), a camada de bolas protege a água da formação de algas, poeira, chuva e da vida selvagem. E o mais importante, as “bolas de sombra” previnem a evaporação.
O prefeito da cidade, Eric Garcetti, afirma que as bolas podem conservar até 1 bilhão de galões de água por ano.
As bolas são feitas de polietileno revestido com um material que bloqueia a passagem dos raios ultravioletas. Como é comum que nas águas de aquífero – o tipo de fonte da água dos reservatórios da cidade – se forma o brometo, que em reação química ao sol e ao cloro, resulta no bromato, suspeito de ser cancerígeno.
Essa alternativa tem o prazo de dez anos, quando as “bolas de sombra” deverão ser retiradas, recicladas e substituídas.
Confira o vídeo — clique no play.
A intenção é que a cidade tenha um futuro mais sustentável e resiliente e para isso, soluções criativas, pioneiras e com custo benefício são sempre bem vindas.
Será que o Brasil poderia copiar a ideia? O que você acha?
Fontes: discovery.com, globo.com, megacurioso.com.br.
Compartilhe a ideia com os seus amigos.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.