Orgulho da família: menino de 12 anos é aprovado em concurso público

O Filipe Emanuel é o orgulho da família: com apenas 12 anos, conseguiu ser aprovado em um concurso público.

Sabe aquele parente que diz “ah, o seu primo tem a sua idade e passou em concurso público”? Então, se você fosse da família do Filipe Emanuel Fernandes Mendes, você escutaria muito essa frase. Aos 12 anos, o garoto foi aprovado no processo seletivo da Prefeitura de Cariri (TO) e encheu os pais de orgulho!

Filipe concorreu com mais de 100 pessoas na prova para a área de serviços gerais. Acabou ficando em 19º lugar, na frente de candidatos mais velhos e experientes. Como o concurso exigia nível fundamental incompleto, o Filipe estava apto a participar.

Filipe e o pai, que é o grande incentivador dele. — Foto: Arquivo Pessoal

Filipe com o pai, servidor público que é o seu grande incentivador (imagem: arquivo pessoal)

A inscrição foi feita por incentivo dos pais e o menino estudou por alguns dias. Claro que, pela idade, ele não irá assumir a vaga – a lei nem permite isso. No entanto, o resultado certamente vai estimular o jovem a acreditar em seus sonhos e a continuar se dedicando aos estudos.

“No começo, quando eu estava entrando, eu não estava nervoso. Só que quando eu cheguei e sentei na cadeira, eu comecei a ficar nervoso porque tinham pessoas do lado, achando que era brincadeira, uma pegadinha, e se perguntando por que uma criança estava fazendo concurso de adulto”, disse Filipe, segundo o site Só Notícia Boa.

O garoto foi aprovado no concurso para a Prefeitura de Cariri, cidade no estado do Tocantins com população estimada de 4,5 mil pessoas (imagem: divulgação/Prefeitura do Cariri)

Uma coisa que o ajudou muito foi o fato de ter visto o conteúdo da prova no colégio. Como ainda está em idade escolar, tudo estava fresquinho na sua cabeça, ao contrário de muitos candidatos que precisam relembrar coisas que viram há muitos anos (no caso de alguns, há décadas).

Conseguir uma aprovação em concurso é algo que, aparentemente, está no sangue da família de Filipe. Uma prova disso é que os seus pais são servidores públicos.

Bombeiro

E olha que curioso: o plano do Filipe é tornar-se bombeiro militar, uma profissão linda que salva vidas e ajuda as pessoas. Para ter essa profissão, o que ele precisa? Exatamente, ser aprovado em concurso público!

O Filipe já sabe o caminho para chegar lá: estudos, dedicação e preparo. É uma verdadeira lição para quem, por medo da concorrência, deixa de prestar um concurso ou se candidatar para a tão sonhada vaga de empregos simplesmente por acreditar que não possui chances.

Na verdade, todos podem! Mesmo que pareça impossível e você falhe mais de uma vez, não se deve desistir dos seus grandes objetivos. O sentimento de ter realizado um sonho é algo indescritível.

Então, que tal se inspirar no exemplo do Filipe e lutar por suas metas?

Fonte: Só Notícia Boa

Marcelo Silva
Escrito por

Marcelo Silva

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.