Brasileira leva idoso solitário para explorar o mundo: ‘Ajudando a mudar a vida de alguém’
Kami é uma brasileira de 33 anos e Keith, um inglês de 68 anos. Os dois se tornaram amigos inseparáveis e a jovem levou o seu amigo para viajar por diferentes destinos, incluindo o Egito.
Em 2022, Kami Queiroz fez uma amizade que mudou a sua vida. Como parte de uma experiência de voluntariado em Margate, na Inglaterra, conheceu um idoso de 68 anos chamado Keith Mackrill. Solitário e com saúde frágil, ele tornou-se um grande amigo da Kami e, hoje, os dois exploram o mundo juntos.
“O Keith nunca casou, não teve filhos e perdeu os pais há muitos anos. Ele tem só um irmão que mora na Tailândia e um sobrinho que é distante. Trata-se de um senhorzinho tímido, sozinho e abandonado. E, nas minhas visitas, ficamos amigos. Lembro quando, certa vez, dei um abraço no Keith. Ele ficou surpreso. Não estava acostumado com isso”, contou Kami ao Nossa/UOL.
Ver essa foto no Instagram
Em uma das conversas com o idoso, a brasileira descobriu que ele tinha viajado pouquíssimo na vida. Até destinos próximos à Inglaterra, como Escócia e País de Gales, ainda não tinham sido explorados pelo Keith. Aí veio a ideia de viajarem juntos!
O primeiro destino foi Oxford e ambos se divertiram bastante na viagem. A partir daí, fizeram mais planos e, no final de 2022, arrumaram as malas para passar o Natal no Chipre. Uma noite muito emocionante especialmente para o Keith, que não estava acostumado a ter companhia nessa data e até chorou.
A dupla não parou. Do Chipre foram para o Egito, onde conheceram as pirâmides do Gizé. Como Keith tem problemas de mobilidade e usa uma bengala para andar, a sua amiga brasileira o ajuda na locomoção, na hospedagem, na alimentação e vai parando no caminho sempre que ele cansa. Ela também pesquisa antes se o local tem acessibilidade e poltronas adequadas para idosos.
Como está sendo a experiência
No Egito, um dos momentos mais marcantes ocorreu quando o Keith conseguiu subir parte de uma das pirâmides sozinho. Imagina o que isso representa para um idoso com dificuldades de locomoção que nunca tinha viajado!
Ver essa foto no Instagram
“Para mim, a experiência também está sendo incrível. Tenho 33 anos de idade e nunca tinha realizado uma viagem assim com um idoso. Há pessoas que me julgam, por eu ser uma mulher jovem viajando sozinha com um senhor. Mas tudo isso é irrelevante para mim, pois estou ajudando a mudar a vida de alguém. E a minha vida também está sendo mudada com tudo isso”, afirmou a brasileira.
Antes de voltarem para a Inglaterra, os dois amigos querem conhecer outros países da região do Mar Mediterrâneo. E sabe qual outro destino também está nos planos? O Brasil! O Keith quer conhecer a família da Kami! Ele será muito bem-vindo por aqui. Com certeza, vai se apaixonar pelas belezas do nosso país: das paisagens paradisíacas às comidas muito gostosas.
Estamos esperando vocês, Keith e Kami!
Fonte: Nossa/UOL
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.