Mais de 500 animais vítimas de maus-tratos são resgatados e terão uma vida melhor
Policiais e funcionários da área de zoonoses resgataram mais de 500 animais, incluindo cães, gatos e pássaros, que viviam em situação de maus-tratos e abandono em um criadouro clandestino na Argentina.
Nas última semanas, uma notícia comoveu a cidade de Adrogué, na Argentina. Cerca de 582 animais foram resgatados de um criadouro clandestino no qual viviam em condições muito precárias, em situação de abandono. A boa notícia é que agora terão a oportunidade de uma vida digna.
O caso chegou às autoridades por meio de denúncias anônimas que diferentes pessoas fizeram na delegacia da região. A polícia e funcionários do setor de zoonoses fizeram uma operação para retirar os animais do local, que lucrava com as vendas dos bichinhos.
Lá estavam cachorros, coelhos, gatos, aves exóticas, peixes, porquinhos-da-índia e outras espécies. Todos presos em gaiolas sujas e com mau-cheiro, sem nenhum sinal de cuidado ou carinho humano.
Alguns cães tiveram até mesmo suas cordas vocais cortadas cirurgicamente para que não latissem. Uma situação muito triste de maus-tratos que nenhum ser vivo deveria enfrentar.
🐶 😺 Gracias al trabajo de Zoonosis Brown, de las entidades proteccionistas de los animales y del Instituto de Derechos Animal de la @UNLZoficial lorescatamos a 582 animales de un criadero ilegal y ya los estamos cuidando y recuperando. @JuanoFabiani @CrisFGaitan #SomosBrown pic.twitter.com/LsthwkhhpC
— Mariano Cascallares (@CascallaresPJ) February 1, 2023
Felizmente, os animais foram levados a um abrigo e estão a salvo, recebendo todos os cuidados necessários. Duas pessoas foram presas pela situação em que os bichinhos foram encontrados.
O que vale a pena, sim, falar é que alguns deles já acharam um novo lar! Vizinhos do centro clandestino adotaram alguns porquinhos-da-índia responsabilizando-se por cuidarem deles com muito amor.
A situação dos animais também é acompanhada de perto por ONGs e entidades de proteção e conservação de espécies. Uma coisa é certa: daqui para frente, eles não ficarão sem apoio.
Seria legal se as autoridades aproveitassem a repercussão que a notícia teve para fazer uma grande feira de adoção dos cães, gatos, coelhos, peixes… Enfim, todos os animais domésticos. O importante é garantir que encontrem uma nova família e jamais voltem a passar por situações semelhantes.
Pit bull resgatado
Há poucos dias, falamos de outra notícia de resgate animal aqui no Awebic. O pit bull Jake foi resgatado de um abrigo nos Estados Unidos em que seria sacrificado devido ao seu comportamento agitado e incontrolável.
A Best Friends Animal Society, ONG de proteção animal, o acolheu e o colocou em uma das suas instalações na esperança de reabilitar o grandalhão. Assim que chegou, os funcionários do novo abrigo perceberam que ele só tinha tamanho, pois era um cachorro doce e mega desajeitado.
Lá, o Jake conheceu a voluntária Susan Fishbein, que percebeu que ele seria um ótimo candidato para a Terapia Assistida por Animais, feita pela psicóloga Dra. Risë VanFleet. A profissional treina cães de terapia e ajuda as pessoas a se conectarem e expressarem seus sentimentos por meio de atividades lúdicas divertidas com pets treinados.
Risë decidiu adotar Jake e, em apenas quatro meses de treinamento, o pit bull teve uma evolução incrível e tem se saído muito bem como cão de terapia. Que fofo, não é mesmo?
Fonte: Brown Online e Página 12
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.