Casal de mergulhadores dá de cara com lula-gigante no mar e grava imagens incríveis
Um casal de mergulhadores japoneses conseguiu algo que poucas pessoas já conseguiram até hoje: filmar uma lula-gigante viva na natureza. As imagens impressionam!
As lulas são um dos animais mais incríveis e misteriosos que existem. Avistar um desses bichos no mar é ter um dia de sorte. Que o diga o casal de japoneses Yosuke e Miki Tanaka, que encontraram uma lula-gigante na cidade de Toyooka, Japão.
Os dois têm uma empresa de mergulhos e foram avisados por um pescador de que havia uma lula-gigante nadando nas proximidades. Sem pensar duas vezes, lá foram os dois colocar a roupa, equipamentos e preparar a câmera na esperança de dar de cara com o molusco.
New giant squid footage 😵💫 🦑 pic.twitter.com/qrJwllVL54
— Jez (@JezCorden) January 21, 2023
E não é que deu certo? Eles encontraram e gravaram imagens sensacionais, que parecem ter saído até de um documentário sobre vida marinha que os canais de TV a cabo vivem passando. O animal tem mais de dois metros (maior do que a maioria dos humanos) e uma aparência imponente.
A lula-gigante estava se movimentando lentamente – provavelmente por conta dos ferimentos em sua carcaça, que dificultam a locomoção. “Eu podia ver seus tentáculos se movendo. Achei que seria perigoso ser agarrado com força por eles e levado para algum lugar. Não vimos os tipos de movimentos ágeis que muitos peixes e criaturas marinhas normalmente apresentam. Seus tentáculos e barbatanas se moviam muito lentamente”, disse Yosuke Tanaka, segundo o site Hypeness.
Estima-se que a lula do vídeo tenha entre 1 e 2 anos. O tamanho impressiona, mas sabia que existem exemplares muito maiores? Esse tipo de molusco pode chegar a 12 metros, contando da ponta da cabeça até o fim dos tentáculos. Considerando que a altura média de um homem brasileiro é 1,75, é como se fosse o tamanho de quase 7 humanos.
A primeira foto e filmagem de uma lula-gigante
Normalmente, as lulas-gigantes vivem em águas profundas, o que dificulta muito o estudo e a compreensão desse tipo de animal. A maioria das informações obtidas são de indivíduos encontrados mortos na areia da praia ou em redes de pesca. Para você ter noção, a primeira vez que uma lula-gigante foi fotografada em seu hábitat naturla foi em 2004 – há pouquíssimo tempo!
O autor dessa façanha, coincidentemente, também foi um japonês: o zoologista Tsunemi Kubodera. As imagens foram feitas na ilha de Chichi-jima, território do Japão. O pesquisador colocou iscas em um anzol preso a uma linha com câmeras adaptadas. Depois de três anos de tentativas, Kubodera conseguiu fotografar um indivíduo que tinha 8 metros de comprimento.
Oito anos depois, mais uma fançanha do mesmo pesquisador. Ele se tornou o primeiro a conseguir um vídeo do animal vivo na natureza.
E, você teria coragem de nadar perto de um animal desses no mar?
Fonte: Hypeness
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.