Brasileira é a primeira modelo com microcefalia do mundo; conheça Ana Victória Lago
A brasileira Ana Victória Lago nasceu em Roraima e é a primeira modelo com microcefalia do mundo. Uma inspiração para todos que lutam por inclusão.
A primeira modelo com microcefalia do mundo é brasileira! Nascida em Roraima, a Ana Victória Lago tem 22 anos de idade e cinco de experiência em passarelas e sessões de fotos. Uma inspiração para quem luta por uma sociedade mais inclusiva e com oportunidades iguais para todos.
Por conta do seu trabalho, a Ana Victória já foi tema de reportagens em mais de 20 países. Um dos jornais a dar destaque à brasileira foi o New York Times, veículo de comunicação sediado nos Estados Unidos e que é considerado um dos maiores do mundo.
Ver essa foto no Instagram
“A Ana Victória é alguém que entrega a alma para o que ela faz. Quando sobe na passarela, ela é outra pessoa: sabe o que quer e está ali para brilhar. Ninguém precisa segurar na mão dela, ela sobe no salto e pode desfilar sozinha”, afirma Viviane Lima, mãe da jovem, em entrevista ao R7.
Sua estreia nesse universo da moda foi em um projeto inclusivo realizado em Manaus (AM), em 2017 – aliás, essa é a cidade em que a modelo atualmente mora com a sua família.
Ver essa foto no Instagram
Nesse projeto, a Ana Victória encantou a todos com sua desenvoltura diante das câmeras e recebeu um convite especial da agência de modelos que organizou o evento: fazer um book!
Barreiras
No entanto, nem tudo são flores na trajetória da modelo. Ainda há muito preconceito na sociedade e a Ana Victória sente isso. Uma das dificuldades está na parte financeira. Mesmo tendo sido destaque em vários veículos da imprensa mundial, ainda é muito difícil conseguir monetizar o seu trabalho e encontrar portas abertas.
Ver essa foto no Instagram
O contrato com a agência que a convidou para fazer fotos, por exemplo, durou apenas um ano. “Os clientes diziam que não queriam ‘esse tipo de gente’ no casting. Talvez, ela não tenha sido apresentada da forma como deveria e os clientes também não tinham a visão do quanto a Ana Victória poderia acrescentar. É a falta de conscientização de quem é a pessoa com deficiência e quão boa ela pode ser estando na empresa”, afirma a mãe da Ana Victória.
É uma prova de que ainda temos muito a avançar como a sociedade! Se você quer apoiar e conhecer o trabalho da Ana Victória, pode segui-la no Instagram @anavictorialago, onde ela compartilha um pouco da sua rotina e dos seus looks.
Há vídeos com mais de 3 milhões de visualizações! Sem dúvidas, a internet hoje em dia abre muitas portas e estamos aqui na torcida para que a nossa modelo vá ainda mais longe!
Fonte: R7
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.