Projeto social usa a música para transformar a vida de crianças e adolescentes
O Sementes Musicais é um projeto musical feito em Santarém (PA) que oferece aulas de música para crianças e adolescentes de 6 meses a 17 anos de idade.
A música não serve apenas para entreter e divertir. Ela também cumpre um papel social e educacional muito importante, assim como todas as artes. É com isso em mente que o projeto Sementes Musicais já transformou a vida de mais de mil crianças e adolescentes em Santarém (PA).
O projeto oferece aulas de violão, bateria, flauta-doce, teclado, dança jazz, clarinete, flauta transversal, danças urbanas, baixo, canto e coral (os participantes podem escolher qual o instrumento que mais lhe interessam). O foco são alunos em situação de vulnerabilidade que não têm condições financeiras de pagar aulas particulares de música.
Graças ao Sementes Musicais, os jovens podem ter contato com um novo universo e sonhar com uma vida melhor apesar de todas as adversidades que enfrentam.
“O projeto foi meu refúgio desde pequena e foi lá que eu percebi que o meio artístico é meu lar. O projeto despertou a minha musicalidade e abriu diversas portas na minha vida. Sempre me senti muito acolhida e querida. Ali era minha rota de fuga para qualquer problema. Me sentia em casa e podia ser eu mesma”, disse a aluna Maria Clara, de 16 anos, ao site O Liberal.
O Sementes Musicais existe há 10 anos e continua na ativa graças à dedicação de uma equipe de 15 voluntários, entre professores, estagiários, profissionais administrativos e outras funções. Ou seja, não há fins lucrativos – apenas uma mensalidade simbólica para ajudar a cobrir os custos das atividades oferecidas.
Origem do nome
O nome da iniciativa não foi escolhido ao acaso. É uma metáfora que brinca com a ideia de uma planta (no caso, a música) que dará muitos frutos. E que frutos seriam esses? A formação de novos talentos musicais, o desenvolvimento de habilidades artísticas, o incentivo à inclusão social, o fato de ajudar a tirar crianças das ruas e do mundo das drogas e ocupar o seu tempo com algo produtivo.
“Para muito além da técnica do fazer musical, no Sementes, é importante a valorização do processo individual do aluno, sua história, suas descobertas, seu talento, às vezes escondido pela falta de oportunidade, por isso não fazemos teste, é aluno quem deseja fazer música, descobrir sua musicalidade”, explica a coordenadora e idealizadora do projeto, Priscila Castro.
Que demais! Iniciativas como essa abrem muitas portas na vida da juventude que mais precisa. Se queremos um Brasil desenvolvido e melhor no futuro, precisamos cuidar das novas gerações. E usar a arte a nosso favor é uma excelente estratégia!
Para saber mais sobre como participar do Sementes Musicais, acompanhe a página deles no Instagram @projetosementesmusicais ou entre em contato com o e-mail [email protected].
Fonte: O Liberal
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.