Adeus, garrancho! Google desenvolve inteligência artificial para ‘traduzir’ letra de médico
Quem nunca sofreu para entender a letra dos médicos? O Google está desenvolvendo uma inteligência artificial para ajudar nessa missão.
A gente AMA os médicos e nunca perdemos a oportunidade de exaltá-los nas notícias boas aqui no Awebic. Mas, sem deixar a nossa admiração de lado, temos que admitir uma coisa: tem umas letras que são impossíveis de decifrar rs. O Google parece que concorda com isso e está desenvolvendo uma inteligência artificial que irá ajudar a decifrar a caligrafia.
A novidade foi anunciada em uma conferência anual da empresa na Índia. O projeto está sendo conduzido em parceria com farmacêuticos e consiste em uma máquina alimentada por inteligência artificial capaz de decodificar as letras consideradas ilegíveis.
Essa nova ferramenta será integrada com uma tecnologia que já existe: o Google Lens e poderá ser usada também em documentos antigos. Como os pesquisadores ainda estão testando, não adianta sair procurando para baixar a opção de ler receitas médicas.
É uma inovação muito bem-vinda e já estamos na torcida para que dê certo e esteja disponível o quanto antes. Com ela, poderão ser evitados erros em farmácias, por exemplo.
Se um atendente entende a letra do médico errado, corre o risco de dar um remédio completamente nada a ver para o paciente. E aí muita coisa ruim pode acontecer: o tratamento pode atrasar, a pessoa pode sofrer efeitos colaterais desnecessários e a doença continuar avançando.
Se todos tiverem uma “tradução” em mãos, já fica muito mais fácil! É claro que muitos médicos já tem optado por imprimir a receita médica, mas, em vários lugares, ainda é costume escrever à mão – e, como muitos medicamentos têm nomes técnicos e complicados, os pacientes sofrem para identificar.
Só médico tem letra feia?
Mas, aproveitando o gancho, você já se perguntou por que os médicos têm essa caligrafia que muitos de nós não conseguimos entender?
Aparentemente, não existe uma explicação oficial para tanta letra feia que a gente vê por aí. Algumas teorias são levantadas, como o fato de, desde a faculdade, os médicos terem de anotar muita coisa e, a partir daí, criar o hábito de escrever rápido, de um jeito que muitos não compreendem.
Junta-se a isso a realidade da profissão, marcada por plantões e muitos pacientes atrás dos outros. Para ganhar tempo e cientes de que a receita médica irá cair nas mãos de um farmacêutico ou enfermeiro capaz de entender o conteúdo, acabam escrevendo da forma que conhecemos.
E aí cabe também uma reflexão: será que só os médicos têm letra feia? É que ninguém conhece a letra de engenheiros, advogados, jornalistas e tantas outras profissões para comparar e julgar rs.
De qualquer forma, Google, faça a sua parte e ajude a gente!
Fonte: O Tempo
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.