Holambra: a cidadezinha de SP que vai conquistar seu coração
Holambra é uma daquelas cidades que te faz desacreditar que está no Brasil... A influencia holandesa e forte presença das flores...
Está em busca de uma cidade linda para aproveitar suas férias?
Holambra é o lugar perfeito para quem busca uma atmosfera agradável. Situada a aproximadamente 130 km da capital paulista, a região é conhecida como cidade das flores e isso não é à toa.
Além da forte presença das plantas no dia a dia, a principal atividade econômica da cidade é através do cultivo das flores. Para você ter uma ideia, os moradores locais se arriscam até mesmo na gastronomia à base de flores.
A pequena cidade Paulista traz um cenário bem parecido com a Holanda.
Para costuma receber muitos turistas durante as férias, feriados e fins de semana. Foi por isso que reunimos tudo o que você precisa saber para ter uma viagem ideal e evitar os perrengue.
Esse guia de viagem vai te ajudar a organizar o cronograma. Se já está curioso para conhecer os segredos de Holambra, fica de olho em tudo o que preparamos.
- 1 Você vai saber quando chegar e a melhor época de viajar
- 2 Melhores lugares para se hospedar
- 3 Principais eventos e atrativos turísticos
- 4 Passeios e restaurantes que realmente valem a pena
Está com tempo livre e preparado para embarcar nesta viagem? Você vai se surpreender belezas dispostas em Holambra.
Holambra: a cidade das flores pode ser o destino perfeito para você
Não há nenhum exagero em afirmar que em Holambra você verá flores por toda a parte! A cidade é marcada pela influência holandesa e ficou conhecida por uma das maiores exposições de plantas da América Latina, a Expoflora.
Se você viaja sozinho, com os amigos ou em família, o que importa é curtir cada momento. Para isso, não deixe conferir nossas dicas e checar a programação para os dias em que sua viagem está planejada. Também não esqueça o celular ou a máquina fotográfica, porque eu tenho certeza que você vai querer fotografar cada esquina.
Breve história de Holambra:
A história da cidade iniciou em 1948. Foi neste ano em que os primeiros imigrantes holandeses começaram a chegar na região. Pouco tempo depois eles trouxeram algumas vacas leiteiras, vindas diretamente de sua terra natal.
No local conhecido como Fazenda Ribeirão, os holandeses se organizaram para criar a Cooperativa agropecuária do núcleo holandês Holambra. Na época, todos imaginavam que o gado leiteiro seria a principal forma de girar a economia da região.
Em 10 anos a cooperativa percebeu que não teve o resultado esperado, mas que as flores poderiam ser um negócio promissor. Até hoje, o cultivo floral é a principal forma de movimentar a economia na cidade.
A herança da Holanda é muito nítida na construção cultural de Holambra. Podemos perceber isso através da gastronomia típica e da arquitetura.
Onde fica Holambra e como chegar?
A cidade está situada a aproximadamente 130 km da cidade de São Paulo. O aeroporto mais próximo do centro é o de Viracopos, que fica em Campinas. Se você desembarcar por lá, precisa seguir cerca de 40 km até chegar à cidade das flores.
Se está saindo de carro da capital paulista, o melhor caminho é pela Rodovia dos Bandeirantes até chegar a Valinhos. Depois os viajantes precisam acessar as Rodovias José Magalhães Teixeira, Dom Pedro I e Governador Ademar Pereira de Barros. O trajeto leva em média 2 horas.
Qual a melhor época para visitar Holambra?
Escolher o momento ideal para a sua viagem vai evitar os perrengues. Digamos que a movimentação em Holambra é dividida em 2 etapas. A primeira delas é de segunda a sexta-feira, quando os seus 15 mil moradores deixam as ruas tranquilas e pacatas.
Com a chegada do final de semana, chegam também os turistas. É neste momento em que a cidade costuma ficar lotada, independentemente do mês e da estação do ano. Os meses de julho, dezembro e janeiro costumam ficar sempre cheios por coincidirem com as férias escolares.
Se você quer conhecer Holambra durante a Expoflora, já comece a reservar sua acomodação e as passagens. Os finais de semana de setembro costumam ficar lotados por conta do evento. Se quer ter uma viagem mais sossegada e poder fotografar sem aquela preocupação de ter alguém no fundo, planeje sua viagem para dias úteis.
O que fazer em Holambra?
Os Campos de flores são as principais atrações da cidade. Além disso, os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre a história da região, as formas de cultivo, as espécies das flores e os melhores pratos da gastronomia holandesa.
Pensando em te ajudar na hora de montar o cronograma, reunimos as atrações mais legais da cidade. Confira qual delas mais combina com o seu perfil de viajante.
Atrações imperdíveis na cidade:
- Moinho dos povos Unidos: essa construção tem cerca de 38 m e fica aberta para visitação de quarta a domingo. Os visitantes podem subir os 5 andares do moinho para ter uma visão panorâmica da cidade.
- Portal de Holambra: essa atração fica na entrada da cidade e obriga a maioria dos turistas a parar para registrar. Logo de cara você vai perceber o quanto a cidade é organizada e florida.
- Parque da Expoflora: se você quer curtir o melhor momento em Holambra, não deixe de visitar a maior exposição de plantas e flores da América Latina. O evento acontece no mês de setembro.
- Corredor dos guarda-chuvas: essa é conhecida por ser uma das ruas mais bonitas de Holambra. Com a parte de cima repleta de guarda-chuvas coloridos, esse cenário se tornou um dos cartões postais da cidade. Provavelmente você já viu o corredor dos guarda-chuvas nas redes sociais.
- Museu de Holambra: apesar de só funcionar nos fins de semana e feriados, o museu é um lugar perfeito para conhecer a história da cidade e da cooperativa que iniciou a movimentação econômica da região.
- Lago Vitória Régia e Deck do amor: um dos cenários mais românticos da cidade não poderia ficar de fora dessa lista. Além da vista do Lago, os turistas podem aprender seus cadeados no deck do amor, assim como fazem as pessoas na Pont des Arts, em Paris.
- Boulevard Holandês: além de reproduzir uma típica Vila holandesa, o espaço conta com vários bares, quiosques e lojas.
- Parque van Gogh: a entrada no parque é gratuita e ele funciona de quinta a segunda. Toda a construção foi feita para homenagear o famoso pintor holandês, Vincent van Gogh. O espaço também tem passeio de pedalinhos e ciclofaixa.
Campos de Flores de Holambra
A cidade fica florida durante o ano todo! Obviamente, cada floração tem sua época e o trabalho fica por conta da variedade de espécies cultivadas na região. Na lista abaixo você confere quais campos de flores não podem faltar no seu roteiro.
- Sítio Joeljer
- Jardim Holandês
- Macena Flores
- Bloemen Park
Para uma experiência mais agradável, opte por contratar os passeios aos campos, diretamente com agências turísticas.
Melhores restaurantes de Holambra
Que tal experimentar o que há de melhor no quesito gastronomia? Todos os estabelecimentos dessa lista, trazem pratos especiais e para todos os gostos.
- Old Dutch: Um dos restaurantes mais tradicionais e que serve comida holandesa.
- Martin Holandesa: Outra casa super tradicional. Oferece pratos holandeses, mas o destaque são as sobremesas.
- Lago do Holandês: Restaurante especializado em frutos do mar e com vista privilegiada do Parque Van Gogh.
- Omma Beppie: Um dos melhores stroopwafels da cidade! Se nunca provou essa sobremesa, dê uma passada por lá.
Melhores hotéis de Holambra
Conforto é fundamental para ter uma viagem sossegada. Escolher uma acomodação que funcione para o seu perfil de viagem, também! Foi pensando nisso que reunimos os melhores hotéis de Holambra na lista abaixo.
Melhor custo-benefício:
- Villa de Holanda Hotel.
- Parque Hotel Holambra
- Holambra Garden Hotel
Mais econômicos:
- Hotel Metropole
- Hotel Flores de Holambra
- Pousada Albergue Kafundó
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!