Gambá ‘morre’, ‘ressuscita’ e volta à natureza: entenda essa confusão
O biólogo Christian Raboch foi resgatar um gambá que estava em uma casa e na hora de soltá-lo na natureza, o bicho se fingiu de morto. É uma técnica conhecida como tanatose.
Era uma vez, um gambá que morreu, ressuscitou e voltou para o mato. Parece fábula infantil ou história de pescador? Se você acha isso, é porque ainda não viu o vídeo que o biólogo Christian Raboch gravou e postou nas redes sociais.
O rapaz foi resgatar o animal que estava dentro de uma casa em Jaraguá do Sul (SC). Por mais que seja uma espécie silvestre, é muito comum encontrar gambás em áreas urbanas, principalmente perto de bosques e matas.
Ver essa foto no Instagram
Pois bem, resgato feito sem intercorrências e chegou a hora de soltar o bicho na natureza. Nesse momento, o gambá se fingiu de morto, ficou ali, paradinho no chão, como se tivesse todo o tempo do mundo para essa “brincadeira”.
Só quando o Christian se afastou, foi que ele “ressuscitou” e seguiu seu caminho na natureza. Tirando a zoeira, o que o gambá fez tem nome: é uma técnica chamada tanatose, utilizada por vários animais para enganar os seus predadores.
Qual a função da tanatose?
Fingindo-se de morta, a presa torna-se um aperitivo menos interessante, já que o predador deduz que o animal morreu por alguma doença ou está podre. Dessa forma, evita comer para não se infectar.
Além do gambá, alguns anfíbios, lagartos, peixes, cobras e outros também aderem a essa prática. O interessante aqui é que muitos conseguem ainda exalar um cheiro de cadáver e também alterar algumas características do seu corpo, como batimentos cardíacos e respiração.
Na luta para não virar jantar, se dá melhor quem for mais convicente na atuação. No caso do gambá do vídeo, podemos dizer que ele é um forte candidato ao próximo Oscar de Melhor Ator, não acham?
O vídeo que o Christian postou bombou no Instagram e tem mais de 1 milhão de visualizações. Melhor que a cena do gambá se fingindo de morto só os comentários rs. Dá uma olhada:
“Quando meu chefe me pede projeto quase na hora do jogo do Brasil, eu faço tanatose também”
“Pena que não tem mais Malhação, que esse seria escalado!”
“Aqui em casa rola tanatose na hora de lavar a louça 🤡”
“Atua melhor que a Jade Picon 😂😂😂”
“Hollywood está perdendo 😂😂😂😂”
“Ele saindo de fininho como [quem] n quer não quer nada kakakakka”
Bom, então você já deve ter pegado a dica com o pessoal, né? Na hora que tiver que fazer algo no trabalho e não quiser, é só dar uma de gambá e meter a tanatose. Mas treine bastante para seu chefe não perceber, hein!
Depois nos conte aqui se deu certo rs.
Fonte: ND+
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.