Pastel de chinelo e do Batman? Pastelaria conquista clientes com formatos diferentões
A Pastelaria Rio da Praia é diferente de todas as outras pastelarias que você já viu. Lá, eles fazem formatos que nenhum outro lugar faz: chinelo, Batman, Bart, Olaf, coração... A lista é longa. Bora comer um pastel lá?
Vai aí um pastel de chinelo? Ou será que você prefere um do Bart, dos Simpsons? Pode parecer piada, mas a Pastelaria Rio da Praia, localizada em Bertioga (SP), está fazendo sucesso com os formatos inovadores dos seus pastéis.
O empresário Genário Batista Rocha, de 42 anos, teve a ideia de apostar nessas formas exóticas depois que fez um pastel em formato de coração para a sua filha. Em uma mistura de arte com gastronomia, ele agora frita em formas como o símbolo do Batman, o Olaf de Frozen, um cavalo-marinho e por aí vai.
“Tenho uma filha de 21 anos que, quando ela era bem pequeninha, olhava para ela com aquele amor de pai e falava que iria fazer um pastel diferente para ela. Fiz o coraçãozinho, ela adorou, ficou encantada. O que a molecada gosta? Aí fiquei pensando, estava assistindo televisão e vi o sinal do Batman. Pronto, achei. Aí colocamos no cardápio o coração e o Batman”, afirmou ao g1.
A linha dos pastéis leva o nome de kids – ou seja, é voltada para as crianças. No entanto, muitos adultos entram na brincadeira e fazem pedidos na pastelaria só por causa das formas. Muitos, por exemplo, gostam de dar o pastel de coração para o namorado ou a namorada. Tem gente que fica até com dó de comer porque vai ter que estragar a obra de arte do Genário rs.
Demanda foi crescendo
A princípio, o empresário fazia os moldes manualmente, um por um. No entanto, a demanda foi crescendo e ele precisou encontrar uma forma de todos os funcionários conseguirem fazer igual.
“É meio que manual, então você tem que ter mais ou menos uma noção de desenho, de proporção, eles queriam fazer, falei para tentarmos que eu ia ensinar, mas às vezes o chinelo saia parecendo um sapato, coração saia parecendo um rim, aí para padronizar fiz a forminha para quando não estiver sair o máximo parecido possível e deu certo.”
O Genário também se mostra aberto a receber sugestões e pedidos especiais que não estão no cardápio. Algumas pessoas, por exemplo, querem que o pastel tenha algum nome. Já teve gente pedindo também o formato da Galinha Pintadinha.
Fundada em 2004, a pastelaria do Genário vende cerca de 300 pastéis por dia e conseguiu sobreviver ao duro período da pandemia, quando muitos negócios demitiram toda a equipe e fecharam as portas.
Conhecendo essa história, podemos ter a certeza de que um dos motivos para o negócio ter permanecido de pé e continuar conquistando clientes foi a criatividade e o amor do Genário pelo que faz!
Quando você estiver de passagem por Bertioga, não pode deixar de comer esse pastel, hein!
Fonte: g1
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.