Bombeiro que salvou turista e nadou 4 horas para chegar em terra firme será promovido: ‘Felicidade muito grande’
O bombeiro Jairo Oliveira mostrou que é um profissional muito preparado, competente e compromissado com a sua profissão: salvou um turista e nadou por 4 horas até chegar à areia.
O que o bombeiro Jairo Oliveira fez parece coisa de filme de sobrevivência. Chamado para resgatar um turista francês que praticava kitesurf na Praia de Jericoacoara (CE), ele ficou à deriva no mar por 8 horas, sendo que metade desse tempo foi nadando para chegar em terra firme.
“Ele, mesmo num momento de grande dificuldade, se pautou por princípios éticos e morais e buscou resguardar a vida do turista que foi salvo, o equipamento de kitesurf dele e a moto aquática do Corpo de Bombeiros. É como diz o nosso hino: vidas alheias e riquezas salvar”, declarou o coronel Ronaldo Roque, comandante geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, ao g1.
Jairo, que atualmente tem o cargo de sargento, será promovido por bravura. Afinal, colocou sua própria vida em risco para proteger a do próximo e deu um verdadeiro exemplo de resiliência e coragem ao seguir nadando por tantas horas sem desistir. O preparo físico, técnico e mental do bombeiro foi essencial para que conseguisse sobreviver.
Tudo isso aconteceu porque, após salvar o turista francês e levá-lo a um local seguro, Jairo retornou ao mar em uma moto aquática para retirar o equipamento de kitesurf. No entanto, a pipa do kitsurf entrou na turbina do veículo e danificou a moto aquática.
Preocupação com a mãe
Com a maré levando a moto aquática embora, Jairo decidiu ir nadando até a faixa de areia. Ele preferiu essa opção a ficar ali parado, esperando um possível resgate. No momento, se preocupou em como a sua mãe receberia a notícia do seu desaparecimento e queria chegar o mais rápido possível.
“Nos momentos mais difíceis de cansaço, procurava manter a calma e pensava que tinha que continuar nadando para avisar para a minha mãe que eu estava bem. Depois de algumas horas, comecei a ouvir o barulho das ondas quebrando e me tranquilizei, pois sabia que estava próximo à areia. Quando toquei os pés no chão foi um momento de muita alegria. A mesma alegria que senti agora ao saber que vou ser promovido. É uma felicidade muito grande”, disse.
Para chegar à areia, Jairo foi se orientando pelas estrelas e disse que chegou a sentir alguns peixes tentando mordê-lo no caminho. Nenhuma dessas mordidas foi bem-sucedida e ele chegou bem em terra firme, onde andou por quase uma hora até achar um povoado e conseguir entrar em contato com a família e os colegas do Corpo de Bombeiros. O ponto de encontro foi na Praia de Tatajuba, em Camocim (CE).
Quando alguém te disser que o mundo está perdido e que as pessoas são ruins, mostre histórias como a do Jairo. Um verdadeiro herói que enfrentou o mar para salvar uma pessoa que ele nem conhecia. Promoção merecida!
Fonte: g1
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.