Ex usuário de drogas dá a volta por cima e cria projetos na comunidade onde vendia drogas
Depois de longos 11 anos no mundo das drogas e do crime, americano dá a volta por cima e hoje constrói um futuro melhor na comunidade onde mora. Confira essa história incrível!
Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2021, mais de 36 milhões de pessoas sofreram de transtornos associados ao uso de drogas e cerca de 275 milhões fizeram o uso de algum tipo de drogas no mundo durante 2020, primeiro ano da pandemia. O número assustador reflete diferentes realidades nos mais diversos países.
E não cabe a ninguém julgar os motivos que levam uma pessoa a sucumbir ao uso de substâncias extremamente nocivas e tóxicas, afinal nunca se sabe onde o calo dos outros aperta. Mas, o que deixa qualquer um contente é ver antigos usuários dando a volta por cima e superando o vício, como é o caso do americano Tyrique Glasgow, de 39 anos, que transformou a comunidade onde, uma vez, vendeu drogas.
Hoje Tyrique administra um centro comunitário em um prédio que costumava usar para o tráfico de drogas e que agora oferece às crianças um lugar seguro para desfrutar de acampamentos de verão, atividades extracurriculares ou apenas brincar e fugir da violência que se tornou cada vez mais comum na região de Taney Street.
Ele também aproveita o tempo para treinar um time de flag football (um jogo semelhante ao futebol americano), um grupo de dança feminino e ainda dirige a Young Chances Foundation, uma organização que tem o objetivo de criar uma programação segura para jovens urbanos e famílias com poucos recursos crescerem e prosperarem.
No entanto, o caminho até aqui não foi nada fácil. Antes de todos esses trabalhos e projetos sociais lindos, Tyrique esteve envolvido no tráfico de drogas, foi acusado de diversos crimes, chegou a ser preso e tem em seu corpo 11 ferimentos provocados por balas.
UM MUNDO MELHOR É POSSÍVEL
Em entrevista à CNN, ele disse que quando se é o líder das drogas em uma comunidade “as pessoas te consideram O Cara. Você estabelece regras e limites. É uma vida perigosa, mas é uma vida normal”.
No entanto, após ver e vivenciar tanto sofrimento e violência, ele resolveu que aquela não seria mais uma realidade em sua região. “Cansei de minha comunidade me seguir em uma direção negativa e queria que eles me seguissem em uma direção positiva. As crianças realmente me deram um propósito”, afirmou.
Sua abordagem de atividades e mesas redondas da comunidade com policiais teve um efeito radical no bem-estar de seu bairro, com taxas de tiroteio caindo drasticamente mesmo enquanto aumentava em outras partes da cidade.
E não pense que as ações de Tyrique ficam restritas à juventude não! Ele também ajuda pessoas mais velhas com questões ligadas a saúde mental e finanças. Além disso, recentemente, ele renovou por completo um terreno baldio onde antes era um esconderijo de drogas e agora é uma horta comunitária.
“Isso ajuda a reduzir a pobreza, o estresse, o trauma e, quando sua qualidade de vida aumenta, o crime diminui. Eles me aceitam porque eu não aponto o dedo para eles. Eu olho para eles e me vejo. Eu sou um deles”, finalizou.
Que lindo, Tyrique! Que mais e mais casos assim surjam ao redor do mundo.
Fonte: The Good News Network.
Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.