Artista plástico com Síndrome de Down vence preconceito e expõe obras de arte no Brasil e na Europa

O Lucio Piantino é um artista com Síndrome de Down de 27 anos que está fazendo bonito no Brasil e na Europa com suas obras. Uma nova exposição começa no dia 07 de dezembro, em Brasília.

O Lucio Piantino, de 27 anos, nasceu com Síndrome de Down e precisou enfrentar o preconceito para se tornar um artista plástico com obras expostas até no exterior. Para comemorar os 14 anos de carreira, o artista plástico irá fazer a exposição “Minha Outra Metade” em Brasília (DF), a partir de 7 de dezembro.

A mostra possui 27 telas (o número da idade do Lucio), sendo 14 do acervo pessoal do artista e outras 13 inéditas, que ainda não foram exibidas ao público. O fato de ter crescido em uma família de pintores, com certeza, teve grande peso na sua trajetória – afinal, desde pequeno respirou arte e cultura no ambiente doméstico.

O Lucio começou a pintar aos 13 anos, por influência da família (imagem: divulgação)

A primeira tela foi pintada aos 13 anos. Quando tinha 18 anos, fez uma obra com um título bem curioso: “Autorretrato Inacabado”. O nome não foi ao acaso.

“Isso porque talvez aquele não era mais ele exatamente, mas uma parte do seu processo. Notei as suas pinturas, como uma jornada diária de se fazer e refazer, buscando, dia a dia, a construção da identidade própria dele no espaço”, explica Lurdinha Danezy, curadora da nova exposição e mãe do Lucio, ao Metrópoles.

Antes de se encantar com o spray, matéria-prima da identidade das suas obras, o Lucio experimentou pigmentos orgânicos e outros materiais. A personalidade artística do rapaz é marcada pela cultura do hip-hop, do grafite e do break. Confira abaixo um vídeo muito bacana que o Canal Una, no YouTube, fez sobre o Lucio:

Exposição na Europa

Por ter Síndrome de Down, sofreu com discriminação e exclusão na escola e na vida profissional. No entanto, esses obstáculos não o impediram de seguir firme na sua paixão, produzindo com cada vez mais criatividade e talento. Suas habilidades artísticas o levaram à Europa, onde teve quadros expostos em Roma e em Perúgia, na Itália. Aqui no Brasil, já são 10 exposições.

A nova exposição em Brasília contará a trajetória do artista de tela em tela. “Estou empolgado com o lançamento, pois sei que farei diferença com a minha história e com as minhas obras. Pintar é a minha vida, a forma que eu tenho de me expressar e fazer as pessoas sorrirem”, afirmou.

Se você é de Brasília ou região, que tal prestigiar o trabalho do Lucio? A exposição será gratuita no Espaço Cultural Renato Russo, localizado na Asa Sul. E, ah, a mostra também é inclusiva: pessoas com deficiência auditiva ou visual têm direito a uma visita guiada adaptada que pode ser agendada por meio do telefone (61) 99931-7100.

Parabéns, Lucio, pelo seu trabalho, por sua dedicação e pela sua capacidade de superar adversidades. Que a gente tenha mais políticas públicas de inclusão e portas abertas para pessoas com Síndrome de Down no mundo artístico.

Fonte: Metrópoles

Marcelo Silva
Escrito por

Marcelo Silva

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.