Enfim, a liberdade: lobo-guará volta à natureza após 1 ano e meio em cativeiro
O lobo-guará tinha sido encontrado ainda bebê em uma zona rural na Argentina. Por um ano e meio, ficou aos cuidados de pesquisadores e, agora, foi solto na natureza. Esses animais estão ameaçados de extinção.
Não foi um período fácil. Depois de um ano e meio em cativeiro, se recuperando e sendo acompanhado por especialistas, um lobo-guará fêmea pôde, enfim, sentir o gostinho da liberdade e voltar à vida na natureza.
O animal foi encontrado quando era bebê em uma zona rural da Argentina e ficou sob os cuidados de duas instituições: o Centro de Resgate “La Esmeralda” e o Centro de Recuperação de Espécies Temaikén (CRET). Órfão de mãe e sozinho, o filhote corria sérios riscos de não sobreviver em seu hábitat natural.
Daí a importância de todo o cuidado que os especialistas tiveram nesse período de um ano e meio. “As principais tarefas realizadas consistiram na avaliação do seu estado de saúde no momento em que foi resgatado, na coleta de diversas amostras biológicas e na construção de um plano para que o animal pudesse passar o tempo em cativeiro da melhor maneira”, explicou o veterinário Pablo Siroski, um dos responsáveis pelos cuidados com o lobo-guará, segundo o site Weekend.
O animal foi solto no departamento de San Javier e será monitorado a distância por meio de uma coleira com transmissor que carrega no pescoço. É uma forma de acompanhar seus passos, conhecer a área que ele vai percorrer e saber mais sobre os seus hábitos e estado de saúde. Informações valiosas que podem ajudar na conservação de toda a espécie e em futuras pesquisas.
“Para nós, é fundamental saber se a reabilitação comportamental e de saúde foi bem-sucedida e por onde ele se locomove na natureza. O colar tem uma bateria que dura, aproximadamente, 18 meses e que permite programar uma data para que se desprenda do animal”, explicou Paula González Ciccia, diretora de conservação, educação e pesquisa da Fundação Temaikén.
Distribuição geográfica
Além da Argentina, o lobo-guará também é uma espécie presente no Brasil, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai. E é justamente no nosso país onde está a maior concentração desses canídeos (família de mamíferos que inclui cães, lobos, raposas, chacais, coiotes, entre outros).
O nome “lobo” pode assustar, mas, na verdade, esses animais são tranquilos e preferem manter distância dos humanos. Sua alimentação é constituída de pequenos roedores, aves, insetos e frutos. Como muitas espécies, ele está ameaçado de extinção devido à destruição do seu hábitat e à caça ilegal.
Por isso, todo lobo-guará que retorna à natureza representa uma esperança para a continuidade da espécie! E aqui fica o nosso agradecimento aos especialistas e pesquisadores que se dedicam a proteger esses animais!
Fonte: Weekend
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.