‘BrasiKa’: mistura improvisada de Brasília com Ka é a prova da criatividade do brasileiro
Uma pessoa teve a ideia de unir o Brasília com o Ford Ka. Surgiu, então, o BrasiKa, o carro que é a prova da criatividade do brasileiro
Quando as pessoas dizem que o brasileiro é criativo, não é da boca para fora. Todo dia temos inúmeros provas disso – e, recentemente, surgiu mais uma evidência. Está viralizando na internet a imagem de um “BrasiKa”, a mistura de um carro Volkswagen Brasília com um Ford Ka feita de maneira improvisada por um morador de Praia Grande (SP), cujo nome não foi revelado.
A parte dianteira e traseira é de uma Brasília, carro que foi muito popular durante as décadas de 1970 e 1980 (quando saiu de linha). Agora, se você olhar de frente, vai ver que a cabine é de um Ford Ka (ao contrário da Brasília, esse modelo ainda se vê bastante nas ruas).
Tal combinação inusitada rendeu ao carro o apelido de BrasiKa e também de KaSília – convenhamos que o primeiro combina mais. É bem provável que quem fez a “obra de arte” tenha tido um bom trabalho na parte de funilaria. Afinal, fazer dois veículos tão diferentes se encaixarem não é para qualquer um. O autor dessa façanha merece até um emprego na Ford e na Volkswagen rs.
A história do Brasília é bem curiosa. O carro nasceu de um sonho de Rudolph Leiding, presidente da Volkswagen do Brasil na época. O executivo alemão pediu aos engenheiros da empresa que desenvolveu um novo veículo para suceder o Fusca, mantendo a mesma plataforma, só que mais espaçoso e com um estilo mais charmoso.
Surgiu, então, o Brasília, que foi apresentada em 1973, apenas um mês depois do Chevrolet Chevette, seu principal concorrente.
Um ícone brasileiro
O modelo teve 950 mil unidades vendidas em cerca de dez anos de produção aqui no Brasil e chegou a ser exportado para outros países, onde teve mais de 180 mil vendas. No entanto, não vingou tanto quanto aqui.
Em 1982, o Brasília deixou de ser produzido, o que gerou críticas até dos próprios funcionários da Volkswagen. Um engenheiro da marca, por exemplo, dizia que a empresa tinha “matado” o carro errado, enquanto mantinha o Fusca em produção.
Independentemente de não ser mais produzido, o Brasília ainda é um carro muito querido pelos brasileiros. Quem não lembra da música Pelados em Santos, do Mamonas Assinas, que tem em sua letra “Minha Brasília Amarela, tá de portas abertas”?
Será que essa não seria a oportunidade perfeita da Volkswagen e da Ford fazerem uma parceria e lançarem oficialmente o BrasiKa? É algo que certamente deixaria o criador do modelo muito rico. Brincadeiras à parte, a invenção é nota 10 no quesito criatividade!
Você andaria no BrasiKa?
Fonte: UOL e Notícias Automotivas
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.