Jovem pescador é aclamado como herói ao ajudar a salvar 24 pessoas em acidente de avião
A vida de Majaliwa Jackson mudou no dia 6 de novembro de 2022. O jovem pescador testemunhou um avião caindo no Lago Victoria e decidiu se arriscar para ajudar as pessoas. Um verdadeiro herói!
Majaliwa Jackson, um jovem pescador da Tanzânia, dificilmente imaginou que o seu nome estaria estampado na imprensa como um herói. Era um dia normal de pesca no Lago Victoria quando o rapaz presenciou a queda de um avião da companhia Precision Air, no último domingo (06/11). Assim que a aeronave caiu na água, Majaliwa foi até ela.
Em uma verdadeira prova de coragem e ousadia, o pescador usou um remo para abrir a porta traseira e libertar 24 das 43 pessoas que estavam a bordo. O destemido rapaz ainda tentou salvar os pilotos, apesar de ter sido aconselhado por um segurança recém-chegado ao local do acidente para não se arriscar.
Majaliwa acabou se machucando na tentativa. “Nadei para trás, peguei numa corda e amarrei-a à porta e tentámos puxá-la com outros barcos, mas a corda partiu-se e bateu-me na cara, deixando-me inconsciente. A última coisa que eu lembro é de estar no hospital”, disse à BBC. Infelizmente, 19 pessoas que estavam no avião não sobreviveram – se não fosse pelo jovem herói, a tragédia seria ainda maior.
Como forma de reconhecimento, o primeiro-ministro da Tanzânia, Kassaim Majaliwa, presenteou o pescador com 1 milhão de xelins tanzanianos (o equivalente a R$ 2.205), de acordo com o jornal Público. E tem mais: a presidente do país, Samia Suluhu, decidiu dar ao rapaz um emprego no Corpo de Bombeiros.
No lugar dele, fica difícil imaginar que reação teríamos no momento do acidente. A ação natural de muitos seria se assustar com a queda do avião e sair correndo para longe – ou, no máximo, ficar olhando de curiosidade. Ainda bem que o nosso herói tomou a decisão mais difícil e improvável. Graças àquele instante de coragem, 23 pessoas podem seguir suas vidas!
Rota
O avião da Precision Air, considerada a maior companhia áerea privada da Tanzânia, saiu da capital Dar es Salaam e estava a caminho de Bukova, a mesma cidade em que acabou caindo. Uma extremidade do aeroporto fica bem ao lado do lago em que ocorreu o acidente. Inclusive, algumas pessoas que estavam no aeroporto viram a queda – os parentes e amigos que aguardavam os passageiros do voo entraram em desespero.
A aeronave ficou quase totalmente submersa. A única parte acima da água era a ponta traseira, chamada de barbatana. Para puxar o avião para fora do Lago Victoria (o maior lago da África), as equipes usaram cordas. Já os passageiros resgatados receberam atendimento de emergência e foram encaminhados ao hospital.
A gente sempre espera que situações como essa não se repitam e devemos ser gratos pela existência de heróis como o Majaliwa. Ele mesmo poderia ter se tornado uma vítima, mas colocou a vida do próximo acima da sua!
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.