Um caminho para ensinar como lidar com o luto para crianças de forma leve e serena
É muito importante você ensinar as suas crianças e filhos sobre a dor da perda de um ente querido e como lidar com os sentimentos de luto. Confira aqui algumas dicas para você conseguir ensinar uma criança a lidar com o luto de forma saudável.
Você sabia que o luto também costuma ser bastante doloroso e difícil de lidar em uma criança? Muitas pessoas acabam negligenciando o ensino da morte para uma criança até elas precisarem falar sobre o assunto.
É muito importante avaliar e ensinar sobre a dor da perda e os diferentes aspectos da vida que nos levam a nascer e morrer.
Os eventos dolorosos de um luto e as mensagens de condolência em uma casa sofrendo por uma perda também afetam as crianças de forma dolorosa.
Por isso, é muito importante que você saiba ensinar como as crianças devem lidar com o luto e fazer com que elas entendam o sentido da vida e morte.
Foi pensando nisso que selecionamos algumas dicas valiosas para você ensinar uma criança a lidar com o luto de forma saudável e madura, independente da idade.
Como explicar o que é luto para uma criança?
Você pode começar falando sobre o que aconteceu e explicando de forma simples e clara o que significa morte e por que pessoas acabam morrendo.
Tudo bem você não ter respostas para tudo, mas é muito importante que você também deixe as crianças expressarem suas dúvidas e preocupações.
Com isso, você pode validar os seus sentimentos e entender também o da criança, utilizando termos claros para não deixar nenhuma dúvida no ar.
Além disso, é bastante importante que você mantenha a criança segura que não é culpa dela e que você amará independente do que a família esteja passando.
Como explicar para uma criança sobre a morte?
Você pode começar a explicar a uma criança sobre o luto de forma gentil e direta. Não comece só conversando com meias de verdades e palavras vazias e sem sentido para uma criança entender.
Além disso, é muito importante que você use as palavras certas como “morte” e “morreu” com explicações curtas.
Se você começar a usar eufemismos como “ele dormiu” ou “ele descansou” só confundirá ainda mais o entendimento da criança.
Usar palavras vazias e eufemismos complexos demais para uma criança entender só complicará a forma como ela entenderá o sentimento de luto.
Como ensinar as crianças a lidar com o luto?
É bastante delicado o ensino às crianças sobre assuntos delicados como morte e perda de um ente querido.
Como adulto, você tem a responsabilidade de ensinar de forma simples e clara sobre os sentimentos de perda a uma criança.
Confira a seguir algumas dicas infalíveis para você conseguir de fato em ensinar a uma criança a lidar com o luto de forma eficiente e saudável.
1 – Ser claro na explicação
Você como pai ou mãe deve ser claro meu objetivo em suas informações ao ensinar sobre morte e luto para os filhos.
Por mais que você esteja sofrendo, você precisa ter sabedoria e maturidade para simplificar os seus sentimentos para as crianças.
Com termos simples e honestos, seu ensino em relação ao luto deve ser apropriado para cada idade. Assim você estará ensinando a seu filho sobre responsabilidade e o que é a vida de verdade.
2 – Deixar a criança falar também sobre luto
A verdade é que as crianças se saíram bem melhor em relação ao luto se você deixá-las expressar os sentimentos em relação à perda e o luto.
Elas precisam reconhecer que saber lidar com os sentimentos e emoções é uma grande oportunidade para curar o sofrimento.
Deixe as suas crianças falarem sobre isso, repita esse processo o quanto for necessário para que elas entendam o que significa luto e a perda de um ente querido.
As crianças terão a oportunidade de expressar o que sentem e também fazer perguntas em relação à morte e ao sentimento de perda.
Além disso, você pode fazer algumas atividades para incentivá-las a expressar os sentimentos, como:
- Brincar;
- Pintar;
- Desenhar.
Essas são ótimas oportunidades para você se abrir com as crianças e deixar que elas também expressem seus sentimentos através de palavras e ações.
Faça com que elas expressem o que estão sentindo através das brincadeiras e atividades recreativas. Pode ser ensinado para uma criança de forma de idade e que ela compreenda bem.
3 – Demonstrar formas de honrar e lembrar do falecido
Você pode utilizar atividades e brincadeiras para incluir a missão de montar algum memorial para ensinar as crianças sobre perda e luto.
Uma das melhores formas que você pode fazer isso com fotos e criar álbuns especiais para reviver momentos inesquecíveis com a pessoa falecida.
O vínculo contínuo irá ajudar muito as crianças a superar a perda e entender o sentido da morte e a dor do luto.
Na verdade, você pode ensinar as crianças sobre o consolo e conforto dos familiares em momentos de luto de forma didática e simples.
4 – Ler livros infantis sobre assuntos que abordam luto
Esse recurso é muito bom para envolver as crianças em um diálogo de forma não ameaçadora em relação a falar sobre morte.
Na verdade, é através das histórias e personagens que as crianças irão projetar seus sentimentos no enredo e ir acompanhando a leitura.
Os livros já se tornaram um dos melhores recursos para ensinar e mostrar às crianças sobre determinados assuntos delicados.
Por isso, se você deseja de fato ensinar a sua criança sobre luto e morte, use alguma história de livros infantis para ser bem-sucedido na missão.
5 – Sempre falar a verdade
Usar algumas palavras vagas em frases sem sentido só dificulta ainda mais a compreensão das crianças sobre a morte.
Muitas pessoas acham que se referia a morte como “descanso eterno” ou “ele dormiu em paz” irá ajudar as crianças, mas, na verdade, isso é um grande problema, pois pode deixá-las confusas e assustadas.
Por isso, é fundamental que você evite alguns eufemismos ao relacionar a morte a uma criança.
Na verdade, dizer para uma criança que certa pessoa apenas dormiu ou viajou pode dificultar o desenvolvimento estratégico de enfrentamento à dor.
…
Você gostou de saber mais sobre como ensinar uma criança a lidar com o luto? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes dicas de como falar sobre morte para crianças.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.