Eisoptrofobia: essa doença dolorosa pode ser vencida SIM e vamos mostrar como

A eisoptrofobia tem cura e você pode vencer esse tipo de medo com um tratamento adequado. Confira aqui como essa fobia pode prejudicar sua saúde e como buscar uma ajuda profissional.

Você já ouviu falar na eisoptrofobia? São várias as pessoas que apresentam medo doentio de espelhos e objetos que refletem. 

Apesar de muitas delas temerem a espelhos devido a problemas de autoimagem, outros fatores podem explicar esse fenômeno.

Deste medo, traumas do passado ou até mesmo crenças culturais, muitos indivíduos acreditam que os espelhos distorcem a aparência de um objeto, significando assim o mau presságio.

A verdade é que qualquer tipo de fobia pode transformar o estilo de vida de uma pessoa e prejudicar a qualidade de vida física e mental.

A eisoptrofobia é um termo empregado para identificar pessoas com medo de espelhos, fazendo com que elas evitem esses tipos de objetos e até mesmo deixem de ir a lugares por causa deles.

Você já ouviu falar na eisoptrofobia?

A eisoptrofobia é uma condição de saúde bastante específica, onde as pessoas desenvolvem medo por espelhos e objetos que refletem imagens.

O fato é que uma determinada pessoa pode estar sofrendo com medos intensos de espelhos, mas não quer admitir por vergonha.

eisoptrofobia

Eisoptrofobia: essa doença dolorosa pode ser vencida SIM e vamos mostrar como. (Imagens: Pexels)

O medo que sentimos é tipicamente muito maior que os riscos reais de perigo, por isso, é muito importante você dar mais atenção e buscar um tratamento.

As fobias quando não tratadas de forma correta podem desencadear vários riscos para a saúde física e mental.

O que causa a eisoptrofobia?

Os fatores que causam esse tipo de fobia é provavelmente uma combinação de traumas em um determinado ambiente ou até mesmo genética devido ao histórico familiar.

Muitas pessoas relatam uma experiências pesadas com espelhos, o reflexo que causam a eisoptrofobia.

São vários os profissionais de Saúde que acreditam que a genética e o ambiente dramático podem aumentar drasticamente os riscos desse tipo de fobia.

Por isso, é fundamental que você aprenda a identificar os sintomas e buscar imediatamente uma consulta médica para avaliar o seu caso.

1 – Crenças culturais

O que muitas pessoas não sabem é que as crenças culturais de fato podem desenvolver um papel nas complicações de eisoptrofobia.

Em muitas culturas, várias pessoas acreditam que as almas dos familiares mortos viajam e ficam presas em espelhos e objetos que refletem.

eisoptrofobia

É por esses outros motivos que muitas pessoas têm um costume de afastar ou até mesmo cobrir os espelhos de casa.

2 – Ambiente

São várias as pessoas que vivem em experiências ruins com objetos que refletem por causa de filmes de terror ou até mesmo atrações baseadas em espelhos.

A verdade é que situações e ambientes da vida podem de fato desenvolver a eisoptrofobia em pessoas saudáveis.

Por isso, se uma determinada pessoa já experimentou o trauma emocional relacionado ao espelho, muito provavelmente ela irá desenvolver esse tipo de fobia.

3 – Genética

A verdade é que você pode carregar alguns genes que causam a eisoptrofobia.

São várias as pessoas com histórico familiar de transtornos de humor que desenvolvem esse tipo de fobia por herdar de outras pessoas.

Como tratar a eisoptrofobia?

Mesmo assim, com a condição extremamente rara, muitas pessoas buscam um tratamento comum para esse tipo de fobia.

Com o passar do tempo, elas conseguem progredir com o tratamento e voltar a olhar espelhos reais novamente.

eisoptrofobia

A terapia comportamental de exposição para curar essa fobia pode ser iniciada olhando fotos de espelhos e outras técnicas especiais.

O profissional de saúde irá utilizar a terapia que expõe para ir progredindo gradualmente com o seu paciente.

Com isso, o paciente irá se familiarizar novamente e diminuir o seu medo de espelhos e objetos que refletem o rosto.

Quais os sintomas da eisoptrofobia?

Para muitas pessoas esse tipo de medo é apenas uma realidade nos filmes, mas que, na verdade, muitas pessoas são afetadas com esse tipo de fobia.

A verdade é que passar em frente é um espelho pode ser a causa de vários comportamentos negativos e respostas físicas complicadas.

De fato, muitas pessoas sofrem com essa condição de saúde que afeta a qualidade de vida física e mental.

São vários comportamentos negativos que pessoas com eisoptrofobia apresentam como:

  • Evitar passeios públicas por medo de encontra espelhos;
  • Desistir de tirar carteira de motorista por causa dos espelhos do carro;
  • Não comprar kits de maquiagens e utensílios com espelhos;
  • Remover os espelhos de casa;
  • Se esforçar ao máximo para não ver espelhos.

Além dos hábitos ruins desenvolvidos por causa desse tipo de medo, a saúde do corpo também é afetada.

eisoptrofobia

Veja a seguir os principais sintomas físicos da eisoptrofobia. São eles:

  • Dores de estômago;
  • Dispepsia e indigestão;
  • Tremedeiras;
  • Falta de ar;
  • Náusea e palpitações cardíacas;
  • Sudorese excessiva;
  • Tonturas e calafrios.

É muito importante você saber identificar os sintomas desse tipo de fobia para buscar um tratamento adequado.

Muitas pessoas acham que esse tipo de condição de saúde é um problema a ser negligenciado por achar que não é uma coisa grave.

A verdade é que muitas pessoas acabam de fato sendo prejudicadas tanto na vida profissional como pessoal por causa da eisoptrofobia.

Como é diagnosticada a eisoptrofobia?

A verdade é que muitos médicos e profissionais de Saúde e comportamental utilizam a avaliação da saúde mental para identificar os sintomas da eisoptrofobia.

O que você precisa saber é que não existe um teste específico para diagnosticar esse tipo de fobia.

Por isso, o seu médico sempre irá perguntar sobre os seus sintomas, saúde mental e histórico e se no seu caso você apresenta algum tipo de medo.

Sabendo de todas as informações dadas pelo paciente, o médico pode tratar ou até mesmo encaminhar para um profissional de saúde mental específico.

São vários seus médicos especializados em fobias e transtornos de ansiedade que podem de fato diagnosticar e dar um tratamento adequado para vencer a eisoptrofobia.

A eisoptrofobia é uma condição rara de saúde?

Essa condição de saúde é bastante rara e também bastante grave se não for tratado com um bom acompanhamento médico.

As pessoas com esse tipo de fobia podem de fato ter muito medo do seu próprio reflexo ou até mesmo de fantasmas aparecerem nesses objetos.

eisoptrofobia

Esse tipo de situação até parece uma cena de filme, mas que, na verdade, são várias as pessoas ao redor do mundo que sofrem com esse tipo de problema.

Por isso, se você apresentar alguns sintomas ou conhece alguém que sofre com esse tipo de fobia, é recomendado consultar um especialista para buscar tratamento.

Quanto antes uma pessoa buscar o tratamento para vencer a eisoptrofobia, mais simples e rápido será a cura.

Você gostou de saber mais sobre a eisoptrofobia e com ela de fato pode prejudicar sua qualidade de vida? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares essas informações sobre eisoptrofobia.

Claudio Bernardo
Escrito por

Claudio Bernardo

Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.