Que orgulho! Professora de escola pública do Pará cria projeto antirracista e ganha prêmio
A Rosiete Lessa é professora de uma escola pública do Pará e ganhou um prêmio pelo projeto antirracista que ela criou.
No mês em que se comemora o Dia do Professor, não poderia faltar uma notícia boa envolvendo essa profissão tão especial! Sempre falamos de bons exemplos de professores aqui no Awebic e hoje a nossa homenagem vai para a Rosiete Lessa.
Professora de uma escola pública de Bujaru (PA), ela é uma das educadoras premiadas na 8ª edição do Prêmio Educar. Reconhecimento possível graças ao projeto de educação antirracista que ela criou.
Rosiete, professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Judas Tadeu,
coordena um projeto chamado “Afrobetizando alunos para a construção de sua cultura e identidade” e foi a única da região Norte do Brasil selecionada para a premiação.
A professora diz que a ideia é incentivar os estudantes a reconhecerem a importância da cultura negra na história do nosso país e na sociedade atual.
“Eu tive uma experiência durante um concurso voltado para jovens e quilombolas. Eram 25 alunos, na faixa de idade de 12 a 16 anos. Eles não conheciam a própria história e cultura. Então, se a gente começar a falar disso desde a educação infantil já facilita. Eles precisam se apropriar disso para lutar pelos seus direitos”, disse a educadora ao g1.
Conhecendo melhor a questão racial, fica mais fácil de combater o preconceito. Afinal, o conhecimento é o maior inimigo de todo tipo de discriminação: quanto mais se conhece e entende, melhor para espalhar a palavra da conscientização e do respeito. Nisso, a escola pode e deve cumprir um papel muito importante.
Premiação
Demorou um pouco para cair a ficha da Rosiete quando ela soube que tinha sido escolhida para o Prêmio Educar. “Para mim, é uma honra. É uma sensação de realização. É um reconhecimento incrível e uma força para que eu possa ir mais além. O que me importa é ver as pessoas de lá da minha comunidade irem mais além, conseguir estudar e mostrar os valores da sua cultura.”
O bacana é que, com o prêmio, toda a escola será beneficiada com aporte financeiro, materiais didáticos, formação para os professores e equipamentos para ajudar na educação dos alunos. Uma vitória para toda a comunidade!
Que orgulho saber que temos pessoas assim ensinado a nossa garotada. Parabéns, Rosiete, e que você siga firme no seu propósito de transformar vidas e ajudar a construir um futuro melhor! E sem os professores não seria possível sonhar com isso – dá até para dizer, sem medo de errar, que todo dia deveria ser Dia do Professor!
Fonte: g1
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.