Só vendo para crer: paciente toca saxofone enquanto passa por cirurgia no cérebro
Na Itália, um paciente tocou saxofone enquanto a equipe médica fazia uma cirurgia no seu cérebro. O vídeo é impressionante.
Se não existisse um vídeo mostrando, muita gente não acreditaria nessa história. Na Itália, um médico fez uma cirurgia no cérebro de um paciente que permaneceu consciente e ainda tocou saxofone durante a operação. O procedimento, feito para tirar um tumor, teve duração de nove horas.
Esse fato inusitado aconteceu no Hospital Internacional Paideia, em Roma, e o paciente foi identificado apenas como GZ. Questionado pela equipe sobre qual é a sua maior habilidade, o homem respondeu que era tocar saxofone. Então, lá foi ele fazer uma apresentação super especial, em que tocou o hino da Itália, o tema do filme Love Story – Uma História de Amor e outras músicas.
De acordo com o médico responsável pela cirurgia, o neurocirurgião Christian Brogna, o tumor foi completamente retirado e não houve nenhuma complicação da função neurológica do homem. Ou seja, a operação foi um sucesso!
O profissional explicou que existem benefícios de fazer uma cirurgia cerebral com o paciente acordado ao invés de mantê-lo sob sedação. “Cada cérebro é único, assim como cada pessoa.
“A cirurgia acordada permite mapear com extrema precisão, durante a cirurgia, as redes de neurônios referentes às várias funções cerebrais – como brincar, falar, mover-se, lembrar, contar.
Cada cirurgia em vigília não só permite obter o máximo resultado em termos de remoção da patologia, como é uma verdadeira descoberta. Ela nos oferece uma janela para o funcionamento deste órgão fascinante, mas ainda misterioso em muitos aspectos, que é o cérebro”, disse Brogna, segundo o portal Terra.
Isso já aconteceu outras vezes?
É uma cena bem diferente do que estamos acostumados a ver e que seria impensável se voltássemos um pouco no tempo. O fato de tudo ter transcorrido bem mostra também a evolução da ciência e da medicina. Cada vez mais coisas incríveis são feitas no mundo por médicos e cientistas. Mas, agora, sabia que esse não é um caso totalmente isolado?
Em 2015, na Espanha, um paciente chamado Carlos Aguilera, então com 27 anos, tocou saxofone durante a cirurgia de retirada de um tumor no seu cérebro. O espanhol ficou acordado durante as 12 horas da operação.
“Me senti como se estivesse estirado na areia da praia. Não imaginava o que veria depois nas imagens. Há dois meses, estava estirado em uma cama de hospital e agora posso dizer que a vida me espera, como se tivesse nascido novamente”, disse, na época, segundo matéria publicada pelo g1.
E você, iria preferir fazer uma cirurgia como essa consciente ou inconsciente? Se escolhesse permanecer acordado, também gostaria de tocar saxofone ou algum outro instrumento musical? Diz pra gente nos comentários!
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.