Haja coração! Aos 81 anos, vovó salta de paraquedas em Fernando de Noronha
A Sylvia mostrou que tem coragem de sobra ao saltar de paraquedas pela primeira vez, aos 81 anos. O salto foi em um lugar especial: Fernando de Noronha.
Quem aí já saltou de paraquedas? Muitas pessoas têm vontade, mas dizem que o medo as impede. Se é o seu caso, a Sylvia Granville pode ser a inspiração que te falta. Aos 81 anos, a idosa topou a aventura de saltar de paraquedas pela primeira vez. E não foi um salto em qualquer lugar: o cenário escolhido foi a paradisíaca Fernando de Noronha, no Nordeste.
Moradora do Rio de Janeiro, Sylvia já tinha voado de asa delta e estava na ilha para visitar a filha, Marta. “O voo de asa delta é baixo, foi cerca de 300 metros de altura, lá no Rio de Janeiro. Eu queria experimentar uma sensação nova. É emocionante. Ver o visual da ilha, do alto, identificar as regiões e, ainda, pousar na Cacimba do Padre, foi maravilhoso”, disse ao g1.
A sua filha também topou o desafio e foi saltar junto com a mãe. De acordo com Marta, o espírito aventureiro está no sangue da família. Um tio até brincou falando que ia mandar “interditar” as duas por causa dessa loucura.
“Minha mãe sempre sonhou que voava. Quando ela fez 65 anos, eu dei de presente o voo de asa delta. Como ela está em Fernando de Noronha e a equipe que estava realizando os saltos disse que era possível, nós encaramos o salto”, explicou. O salto foi feito durante um encontro que reuniu 50 paraquedistas profissionais.
Recorde mundial
E a emoção deve ter sido grande. Saltar de 12 mil pés de altura (o equivalente a 3,700 metros de altura) não é para qualquer um, ainda mais na idade da Sylvia. Ela deu uma verdadeira prova de coragem e determinação ao fazer uma coisa que várias pessoas muito mais novas têm medo.
Aproveitando o assunto, você sabe quem é a pessoa mais velha a saltar de paraquedas no mundo? Em maio, a sueca Rut Larsson decidiu encarar as alturas aos 103 anos e conquistou seu merecido lugar no Guinness Book.
Mesmo sem conseguir enxergar muito bem, ela disse que aproveitou a experiência. “Houve uma mulher americana que bateu o recorde, então eu tive que bater o dela”, disse, segundo O Globo.
Depois de conhecer essas histórias, você já se sente mais à vontade para saltar? Se ainda não se convenceu, aqui vai uma informação que pode te deixar tranquilo: seguindo todas as medidas de segurança, a chance de ter um acidente fatal é de 1 em 101.083, segundo o site Best Health Degrees. O paraquedismo é mais seguro do que outros esportes, como escalar montanha e fazer mergulho.
E aí, bora fazer igual a Sylvia e a Rut?
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.