Cientista sueco conquista o Nobel de Medicina; saiba a descoberta que o levou ao prêmio
Svante Pääbo, um cientista sueco, é o mais novo vencedor do Prêmio Nobel de Medicina. Ele descobriu que o Homo Sapiens cruzou com os neandertais, ajudando a entender mais sobre a nossa própria espécie.
Um dos maiores sonhos dos grandes cientistas do mundo todo é ganhar o Prêmio Nobel. E agora o sueco Svante Pääbo pode dizer, com muita felicidade e orgulho, que realizou esse feito! Graças à sua descoberta sobre a evolução humana, o cientista foi agraciado com o cobiçado prêmio.
Ao sequenciar o primeiro genoma neandertal, ele descobriu que o Homo sapiens cruzou com os neandertais (um parente extinto dos humanos atuais). O Comitê do Nobel descreveu o feito do geneticista como “algo aparentemente impossível”.
E aí você perguntar: “qual a importância disso?”. Ora, com essa descoberta, Pääbo ajuda a humanidade a dar mais um passo para entendermos de onde viemos, como começou a nossa raça e os caminhos que nos trouxeram até aqui.
“Ao revelar diferenças genéticas que distinguem todos os humanos vivos de hominídeos extintos, suas descobertas fornecem a base para explorar o que nos torna exclusivamente humanos. A pesquisa seminal de Pääbo deu origem a uma disciplina científica inteiramente nova, paleogenômica”, disse o comitê responsável por entregar o prêmio, segundo a CNN.
A evidência para a descoberta que o levou ao Nobel surgiu inicialmente lá em 2010. Nesse ano, ele foi pioneiro em métodos que extraíam, sequenciavam e analisavam DNA antigo de ossos neandertais.
No momento em que recebeu a notícia, Pääbo estava tomando uma xícara de chá. “Depois que o choque passou, uma das primeiras coisas que ele se perguntou foi se poderia compartilhar a notícia com sua esposa, Linda.”
Comemoração merecida
Já dá para imaginar a felicidade de quem trabalhou por anos e anos em uma pesquisa ouvindo essa notícia! No lugar dele, muitos de nós também gostaríamos de contar imediatamente para a mãe, o pai, o marido, o melhor amigo, etc. Afinal, a partir desse momento que o seu nome entra para a história como uma grande referência.
Pääbo agora tem um lugar ao lado de outros grandes ganhadores do Nobel de Medicina, como Alexander Fleming (responsável pela descoberta da penicilina). No decorrer da semana, serão anunciados os ganhadores das outras áreas do Nobel: Física, Química, Paz e Literatura. Já o de Economia será anunciado na próxima segunda-feira, 10 de setembro.
O Brasil nunca ganhou um Prêmio Nobel. Quem sabe não vem dessa vez? Temos gente muito talentosa aqui no nosso país e potencial para isso não falta em nosso povo.
Vamos ficar na torcida! Enquanto isso, nossos parabéns para o Svante Pääbo. Pode comemorar à vontade com a esposa, com os amigos, com os colegas!
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.