12 motivos indiscutíveis para viajar até Ouro Preto e conhecer umas das cidades brasileiras mais bonitas
Ouro Preto é uma adas cidades mais marcantes na construção da sociedade brasileira. Confira os motivos pelos quais ela deve estar em seu próximo roteiro de viagens...
Ouro Preto está na lista das cidades mais icônicas do Brasil. Seu cenário, completamente reformulado pelo tempo, ainda carrega vestígios de uma construção histórica fundamental para o desenvolvimento econômico da região.
Uma prova disso são as atrações turísticas que contam um pouco da história dos ciclos do café e do ouro. Ouro Preto está repleta de construções, galerias, praças, monumentos e antigas minas de ouro que podem ser exploradas pelos visitantes.
Também não podemos falar da cidade sem citar suas inúmeras belezas naturais. Sem dúvidas, Ouro Preto merece uma visita e se você ainda não está convencido disso, prepare-se para descobrir os 12 motivos indiscutíveis para viajar até lá!
12 motivos para conhecer Ouro Preto
1 – Museu do Aleijadinho
Não poderíamos iniciar esta lista sem citar o museu criado em homenagem a um dos artistas brasileiros mais importantes, Aleijadinho.
Ele que nasceu na cidade, deixou um legado histórico, com peças no estilo barroco e que remetem a religiosidade. O museu foi construído em 1968 e, atualmente, conta com 250 obras.
2 – Praça Tiradentes
A Praça Tiradentes era conhecida como morro de Santa Quitéria, e durante muito tempo no século 19 como praça da Independência. Seu nome só mudou em 1984, quando construíram um monumento em homenagem ao mártir, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
O local é conhecido por ser um dos principais cartões postais de Ouro Preto. O espaço amplo, conta com uma paisagem natural incrível de fundo e é emoldurado por antigos sobrados e casarões. A Praça Tiradentes é perfeita para registrar sua visita a Ouro Preto.
3 – Museu da Inconfidência
Já que citamos a Praça Tiradentes porque não falar do Museu da Inconfidência? Ele é uma das construções presentes na praça e ajuda a contar um pouco da história da cidade. Construído em 1938, seu acervo conta com obras de Aleijadinho e Ataíde.
O museu está instalado onde originalmente funcionava a cadeia de Vila Rica, uma das construções mais importantes da história do Brasil. Suas paredes contam a história da fundação de Minas Gerais através da inconfidência mineira.
4 – Teatro e Museu Casa da Ópera
Apesar de ter uma estrutura simples, o Teatro e Museu Casa da Ópera tem em seu interior uma vasta Riqueza cultural e estética. Conhecido por ser o teatro mais antigo em funcionamento de toda América Latina, ele foi remontado em 1770 e de lá até aqui se mantém bastante preservado.
Atualmente, o Teatro e Museu Casa da Ópera funciona para a realização de eventos culturais e visitas turísticas guiadas.
Ouro preto é mesmo um lugar incrível!
5 – Casa dos Contos
A Casa dos Contos é mais um dos motivos pelos quais você deve incluir Ouro Preto no seu roteiro para a próxima viagem. O casarão localizado na Rua São José, funciona como um museu de visitação gratuita.
Em seu interior, os visitantes conseguem mergulhar na história e descobrir como foi elaborado o Ministério da fazenda do Brasil. Além disso, sua arquitetura e decoração ajudam a tornar essa experiência ainda mais imersiva.
6 – Antigas minas abertas à visitação
Um dos principais atrativos turísticos de Ouro Preto são as minas de ouro desativadas. Os visitantes que amam história ou tem curiosidade em saber como funcionavam esses espaços, podem tirar um dia inteiro de viagem para conhecer as principais Minas.
As mais conhecidas são as Minas do Palácio velho, a mina de Chico rei e a mina do Veloso. Os passeios subterrâneos são guiados e pessoas de qualquer idade podem realizá-los. No entanto, se você tem fobia a lugares fechados, é possível que o passeio não seja tão interessante.
7 – Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar
O turismo religioso também é um dos pontos fortes de Ouro Preto. Não apenas a basílica matriz de nossa Senhora do Pilar, como também a igreja de nossa Senhora dos pretos, reúnem turistas e fiéis em espaços de arquitetura única.
O interior das igrejas também são um espetáculo à parte. A maior parte da decoração é feita em ouro, tornando o cenário ainda mais surpreendente. E não é preciso ser religioso para visitar esses lugares. Qualquer pessoa que vai até Ouro Preto deve incluir o passeio no roteiro.
8 – Arte, cultura e festivais incríveis
Ouro Preto também é uma cidade multicultural e cheia de eventos que reúnem os mais diversos perfis. É muito comum que existam intervenções artísticas em espaços públicos, tornando o ambiente ainda mais especial.
Também existem inúmeros festivais ao longo de todo o ano. Entre maio e junho, por exemplo, ocorre o festival de cinema, Cineop. Em julho, os turistas e moradores podem aproveitar todas as atividades culturais do festival de inverno. No mês de agosto, a arte e cultura fica por conta do festival Mimo.
Vale a pena planejar a sua viagem para algum desses períodos. Uma dica é reservar passagens e hotel com antecedência.
9 – Centro histórico movimentado
O Centro Histórico de Ouro Preto é um verdadeiro deleite para os turistas que desejam aprender mais sobre a história do Brasil. Na verdade, seus casarios e construções remetem a um período colonial não muito distante.
O centro histórico torna a experiência em Ouro Preto imersiva e completamente diferenciada. Além disso, as casinhas coloridas que tornam o cenário perfeito para registrar sua visita na cidade.
Você também vai gostar de conferir este artigo sobre Ouro Preto
10 – Ecoturismo da região
As belezas naturais de Ouro Preto são inúmeras. No quesito ecoturismo, a cidade sai na frente de várias outras em Minas Gerais. Além disso, o foco no turismo de aventura pode ser um plus para quem busca um destino versátil e com diferentes experiências.
As agências de turismo de Ouro Preto oferecem guias para trilhas, passeios em cachoeiras, escaladas, rafting e muito mais.
11 – Passeio de Maria Fumaça
Você já pensou em fazer um passeio de Maria Fumaça? Essa experiência é possível para os turistas e visitantes que vão até Ouro Preto. O trajeto que sai da cidade e segue até Mariana, é famoso pelas paisagens Naturais e pela hospitalidade da equipe de bordo.
O passeio também é perfeito para quem busca um clima de romance. Ouro Preto está entre as cidades mais procuradas para luas de mel no Brasil.
12 – Gastronomia e hospitalidade
Que a culinária mineira é um ponto forte, você já deve saber. O que quase ninguém sabe é que a junção da gastronomia com a hospitalidade torna a experiência em Ouro Preto incrível.
Em sua passagem por Minas Gerais não deixe de provar os pratos como feijão Tropeiro, quindim e o famoso pão de queijo.
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!