A linda história do bairro mais antigo de São Paulo vai te fazer querer se mudar pra lá HOJE
Além de histórico, Pinheiros reúne a melhor estrutura de SP em um só lugar. Conheça a história do bairro mais antigo de São Paulo e se surpreenda.
Com uma localização privilegiada e carregando parte importante da história da capital paulistana, Pinheiros é o nosso destaque de hoje.
Considerado o bairro mais antigo de São Paulo, ele se destaca pela estrutura, história e atrações que contemplam diferentes gostos.
Morar em Pinheiros significa comodidade e calmaria.
Apesar de ser estritamente residencial, os moradores conseguem desfrutar de uma infinidade de estabelecimentos que configuram o comércio local.
Perfeito para quem quer estar a pouco tempo do centro, mas que também não abre mão do sossego.
Pensando em esclarecer as principais características de Pinheiros, reunimos esse guia completo com a história do bairro.
Você vai saber como tudo começou e qual caminhos foram percorridos até esse lugar se tornar uma referência entre os melhores lugares para morar em São Paulo.
Por dentro do bairro mais antigo de São Paulo
Localizado na Zona Oeste da cidade, Pinheiros é o mais antigo, e consequentemente o mais histórico, bairro de toda a metrópole paulista. Ele se originou as margens do Rio Pinheiros, em meados de 1562.
Sua instalação ocorreu após a derrota indígena, provocada por um grande ataque a esses povos em São Paulo.
Os índios deixaram a área conhecida como Piratininga e seguiram até onde hoje está localizado o Largo do Batata. Na sequência, de instalaram na região conhecida como Nossa Senhora dos Pinheiros.
Toda essa movimentação culminou, por volta de 1600, no chamado Caminho de Pinheiros, área atualmente conhecida como Consolação.
A região se tornou um dos pontos mais icônicos e importantes da antiga Vila de São Paulo.
Apesar da área indicar fácil conexão com outras regiões importantes do país, foi apenas durante o ciclo do café no Brasil que o bairro evoluiu.
O período entre o final do século XIX e começo do século XX, marcou a expansão econômica e a chegada de imigrantes oriundos de diferentes partes do mundo como Japão e Itália.
A ponte sobre o Rio Pinheiros
Desde a fundação do bairro, existiu uma ponte para travessia sobre o Rio Pinheiros.
As condições climáticas, como fortes chuvas e enchentes ao longo de centenas de anos, causaram a queda da ponte inúmeras vezes.
Como uma solução definitiva, em 1865, a remoção da antiga ponte e a construção de uma nova estrutura metálica, garantiu a travessia segura e o acesso fácil a bairro. Esse foi apenas o começo de uma era revolucionária naquela região.
A seguir você confere tudo o que pode ser encontrado em Pinheiros e os motivos pelos quais o bairro mais antigo de São Paulo continua sendo uma das melhores escolhas para se morar.
Pinheiros nos dias de hoje:
Se você busca um novo lar, pode ter certeza de que Pinheiros oferece uma estrutura completa e difícil de se encontrar em outras regiões de São Paulo.
Apesar de ser o mais antigo bairro da capital, ele possui uma mescla perfeita entre modernidade e história.
De acordo com uma matéria publicada pela Folha de São Paulo, em junho de 2014, o bairro representa um ambiente socioeconômico elevado, sendo majoritariamente composto por pessoas da classe A ou AA.
Isso reflete nos empreendimentos residenciais, comércio e estrutura médica, educacional e de lazer. Para você entender melhor o que vai encontrar por lá, reunimos os principais fatores que tornam o bairro mais antigo de São Paulo um verdadeiro deleite para os moradores.
Conheça outros bairros incríveis para se morar em São Paulo clicando aqui!
Localização do bairro
Pinheiros está em uma área privilegiada da Zona Oeste da capital paulista. Considerado um dos melhores bairros, ele é vizinho da Vila Madalena, Cidade Jardim, City Butantã e Jardim Paulistano, que também são destaques em áreas residenciais.
Mobilidade em Pinheiros
Ao se mudar para um novo bairro, é comum que as pessoas analisem o sistema de mobilidade pública. Já adianto que em Pinheiros isso não é um problema, com exceção do trânsito paulistano que já faz parte da experiência na cidade.
Pinheiros conta com vias de acesso importantíssimas
Como as Avenidas Eusébio Matoso, Brigadeiro Faria Lima e Nações Unidas. Com destaque especial para a Marginal Pinheiros, outra pista que conecta o bairro com áreas importantes da cidade e que ajuda a desafogar o trânsito.
Além disso, o bairro possui uma rede de transporte púbico integrada. É possível fazer baldeações e pegar metrôs ou ônibus com facilidade.
Serviços disponíveis em Pinheiros
Se você sonha em morar em Pinheiros, mas ainda não tem conhecimento sobre os serviços e estabelecimentos que irá encontrar por lá, pode ficar despreocupado.
Apesar de ser uma área residencial, o bairro conta com uma infinidade de shoppings, bares, restaurantes, padarias, farmácias e muito mais!
Dentre os principais restaurantes estão o La Marie, Le Jazz, Cantina Gigio e Don Carlini. Os shoppings de destaque são o Iguatemi, VillaLobos e o Cidade Jardim. O comércio de rua ganha ênfase com a famosa Rua Oscar Freire.
Escolas e universidades em Pinheiros
Um outro fator interessante para quem quer se estabelecer no bairro é a educação! Pinheiros está perto das principais universidades e faculdades paulistas. Universitários que buscam vagas na USP, PUC, Fesp ou Unip, podem aproveitar a oportunidade de morarem perto das instituições.
Quem se muda com a família e está preocupado com a educação das crianças, pode ficar tranquilo pois os colégios da região estão no ranking das melhores do país. Os de maior destaque são o Notre Dame, Stella Maris e Palmares.
Opções de lazer em Pinheiros
E se eu te contar que esse é um dos principais pontos que tornam Pinheiros um bairro tão especial? É que lá não faltam atrações para todos os gostos!
Com 50 parques importantes para a construção histórica e social de São Paulo, como o Villa-Lobos e a Praça Panamericana, Pinheiros se destaca pelo lazer.
A região também conta com clubes, museus e danceterias. Entre as principais atrações estão o Museu da Imagem e do Som, a Casa Xiclet, a Galeria Fortes Vilaça e o famoso Centro de Cultura Judaica.
Estrutura médica no bairro
A saúde em Pinheiros também é um dos fatores que tornam o bairro tão bom para se morar. Abrigando o Hospital das Clínicas, considerado um dos maiores e mais completos complexos hospitalares da América Latina, Pinheiros representa uma referência para a promoção da saúde no país.
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!