Casal britânico encontra tesouro enterrado no chão da nova casa. O valor pode chegar a mais de…

Ao reformar a casa, um casal britânico encontrou um tesouro no chão da cozinha. O pequeno pote de metal continha várias moedas de ouro! Saiba mais sobre essa história incrível aqui!

O que você faria se encontrasse um tesouro escondido sob o piso da sua casa? Levaria para um museu? Venderia pelo valor da moeda de hoje em dia? Essa possibilidade parece coisa de filme, não é mesmo? Mas foi exatamente isso o que aconteceu com um casal britânico!

Após se mudarem para uma propriedade do século 18, em Ellerby, North Yorkshire, eles decidiram reformar a cozinha e, entre escavações, paredes quebradas e troca de pisos se depararam com um pequeno pote de metal sob o chão de sua casa.

Ao todo, o tesouro continha um tesouro de 260 moedas de ouro britânicas, datando dos reinados de James I a George I. O pote continua £ 100.000 em ouro em dinheiro de hoje (mais de R$600 mil reais), mas por se tratar de relíquias do passado da Grã-Bretanha, os leiloeiros esperam que a coleção chegue a £ 250.000 (uma bagatela de um milhão e meio de reais, aproximadamente).

Em um primeiro momento, o casal não conseguiu entender o que estava bem diante dos seus olhos. Acreditando que fosse ruínas da fiação elétrica, eles chamaram um leiloeiro para ajudar a avaliar as misteriosas moedas brilhantes.

Gregory Edmund, o leiloeiro contatado pela família, ficou radiante! Segundo ele, o tesouro é completamente notável e diferente de qualquer achado na arqueologia britânica ou qualquer leilão de moedas.

Entre várias moedas do dia a dia da época, algumas são raras!
Créditos: Spink and Son

No entanto, para o dinheiro da época, o valor não é tão alto assim, segundo Gregory, pois eram apenas moedas de £ 50 e £ 100 do dia-a-dia enterradas e misteriosamente nunca recuperadas por seu proprietário original – que na verdade era bem rico!

E também pudera, pois a propriedade pertenceu a uma das famílias mais abastadas daquela área, Joseph e Sarah Fernley-Maisters.

SORTE EM DOBRO

Para quem gosta de história e fofocas de outros séculos, a casa por si só já é um grande tesouro. O leiloeiro afirma que os Fernley-Maisters provavelmente desconfiavam do recém-formado Banco da Inglaterra, da ‘nota’ e até mesmo da moeda de ouro de seus dias, porque eles optam por manter várias moedas que datam da Guerra Civil Inglesa e de antemão.

Entre as várias moedas padrões da época encontradas no pote de metal, algumas se destacam como únicas. Entre elas, um George I guiné de 1720, que tem um erro de cunhagem, pois a moeda não tem a cabeça do rei. Já segunda é uma moeda de ouro brasileira que foi cunhada em 1720 e que circulou na Inglaterra naquela época.

E acredite se quiser, mas em 1996, o Parlamento do Reino Unido criou a Lei do Tesouro, que estipula que qualquer moeda de ouro ou prata cunhada há 300 anos torna-se propriedade do governo e é comprada de quem a descobriu por um preço justo de mercado. Assim, ela é encaminhada para um museu!

Mas o casal que achou o tesouro levou sorte – e muita. Pois, todas as moedas, exceto uma, foram cunhadas há cerca de 292 anos. Ou seja, elas não são um tesouro e, portanto, passíveis de serem leiloadas.

Quem não queria ter essa sorte, não é mesmo? E você, o que faria se achasse um tesouro de quase 300 anos atras no valor de mais de um milhão e meio de reais?

Fonte: Goodnews Network

Mariana Sanches Otta
Escrito por

Mariana Sanches Otta

Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.