Aos 8 anos, garotinha da Inglaterra se comunica com astronauta no espaço usando rádio amador
Isabella utilizou o rádio amador do seu pai para falar com um astronauta norte-americano no espaço. A conversa foi curta, mas, com certeza, inesquecível - tanto para a garotinha quanto para o viajante espacial.
Aqui da Terra, uma menina de oito anos envia uma mensagem por um rádio amador para um astronauta que está lá na Estação Espacial Internacional (ISS). Parece coisa de filme? Pois aconteceu na vida real!
Isabella Payne vive no condado de Kent, na Inglaterra, e conversou com o astronauta norte-americano Kjell Lindgren usando o rádio amador do seu pai. A conversa durou pouco tempo, mas foi o suficiente para a menina dizer ao viajante espacial seu nome e sua idade.
Lindgren comentou a interação em seu Twitter. “Me diverti bastante usando a estação de rádio amador #NA1SS na Estação Espacial para falar com operadores de rádios amadores de todo o mundo. Eu até me conectei (não oficialmente) com estações de todos os continentes. Mas esse talvez tenha sido meu contato preferido até agora.”
De acordo com o site Aventuras na História, Isabella deu várias entrevistas e até trocou e-mails com a Nasa. A garota está decidida a se tornar uma especialista em comunicação para a agência de exploração espacial. Vocação para isso ela já mostrou que tem!
Pai da Isabella também já falou com um astronauta
Inclusive, a história da família de Isabella com o espaço já remonta há, pelo menos, seis anos. Em 2016, o pai da garota, Matthew, também se comunicou com um astronauta. Ele estava ajudando alunos de uma escola local a entrarem em contato com o britânico Tim Peake, que estava na Estação Espacial Internacional.
Isabella tinha apenas dois aninhos na época, mas acompanhou tudo sentada no colo do pai e desde aquela idade já tinha vontade de falar com os “amiguinhos do espaço”.
E não é que até mesmo um brasileiro já conseguiu essa façanha? Em 2006, o técnico em telecomunicações Fabiano Moser, um paranaense apaixonado por rádio amador, transformou um quarto da sua casa em um canal de comunicação com o espaço, chegando a conversar com astronautas russos, norte-americanos e com o único brasileiro a sair da Terra.
Segundo a Gazeta do Povo, o Fabiano usava um programa de computador para acompanhar a trajetória da Estação Espacial Internacional e ficava de olho na agenda diária da Nasa. Na hora em que a ISS passava pelo espaço brasileiro, ele corria ajustar as antenas e os equipamentos para se comunicar.
E olha que legal: atualmente, é possível ver pelo site da Nasa a localização da Estação Espacial Internacional (clique aqui). No momento em que estamos escrevendo esse parágrafo, a ISS está sobrevoando a África.
Se você também tem um rádio amador e gostaria de falar com um astronauta, que tal ficar de olho e esperar a ISS passar aqui pelo Brasil? Que mensagem você mandaria?
Fontes: Aventuras na História e Gazeta do Povo
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.