Marcos Palmeira, o Zé Leôncio de ‘Pantanal’, vai plantar 200 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica
200 mil mudas nativas da Mata Atlântica serão plantadas pelo ator Marcos Palmeira, o Zé Leôncio da novela Pantanal, em sua fazenda no Rio de Janeiro. Uma ação importantíssima para preservar esse bioma tão ameaçado.
Se você assiste à novela Pantanal, muito provavelmente sabe quem é o ator Marcos Palmeira, intérprete do protagonista Zé Leôncio. O que você talvez não saiba é que o artista é um grande defensor da causa ambiental na vida real e, recentemente, anunciou o plantio de 200 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em sua fazenda.
As árvores serão plantadas em uma área de 100 hectares na fazenda Vale das Palmeiras. A propriedade fica na Estrada Teresópolis-Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, e foi adquirida pelo ator em 1997.
“Comprei a fazenda extremamente degradada. Comprei porque cabia no meu bolso, no sentido que era todo o dinheiro que eu tinha na época. O meu grande sonho era fazer um grande reflorestamento de recuperação ambiental para buscar a volta daquela fauna, da flora da Mata Atlântica tão destruída. Escolhi todas as áreas de morro, área degredadas, beiras de córregos… Vou fazer toda recuperação de mata ciliar também”, disse, em entrevista ao UOL.
Com isso, Palmeira vai fazer com que o local ganhe vida nova: mais árvores são sinal de mais natureza, mais ar puro, mais frutos, maior absorção de gás carbônico, maior liberação de oxigênio e, claro, mais espécies animais que ali poderão viver e se reproduzir.
A ação de reflorestamento será feita em parceria com o ITPA (Instituto Terra de Preservação Ambiental), entidade que já desenvolve um trabalho de recuperação da Mata Atlântica.
Previsão para o plantio
Segundo Palmeira, a expectativa é que as árvores sejam plantadas até o fim de 2022. “Na natureza, não lido com prazos. Minha preocupação é com o futuro, mas acredito que até o fim do ano nós teremos essas árvores plantadas. Todo trabalho é uma expertise do instituto. Tem todo um protocolo. Faz o plantio, tem o controle com as formigas, e o replantio das mudas que não pegaram”.
Para você ter uma ideia, o Brasil tem apenas 12,4% da vegetação original desse bioma, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica. É exatamente por isso que ações de reflorestamento são tão importantes e necessárias.
Cada vez mais, o mundo sente as consequências diretas da mudança climática e do colapso ambiental. Temos pressa para proteger os nossos recursos naturais e garantir a sobrevivência do nosso planeta no futuro.
Parabéns ao Marcos Palmeira por mostrar que, além de um ator talentoso, é também um ser humano exemplar. Que a sua atitude possa inspirar mais personalidades da mídia a também tomarem a dianteira da preservação ambiental.
E, claro, que inspire também cada um de nós a sermos cidadãos mais sustentáveis no nosso dia a dia!
Fonte: UOL
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.