Os 3 tipos de TDAH e como conseguir identificar esses transtornos; dicas para a vida
Você deseja aprender a identificar melhor os sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)? Confira aqui os 3 tipos de TDAH e como identificar cada um.
Você conhece alguém com TDAH ou sofre com esse tipo de transtorno? Se sim, você conhece os três tipos de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade?
Os três tipos de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade são principalmente hiperativos e impulsivos, principalmente os desatentos e combinados.
Você precisa entender que cada apresentação difere por um conjunto de sintomas relacionados ao comportamento humano que os médicos utilizam para diagnosticar a condição.
Os tipos de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade de acordo com os critérios de sintomas mais graves a leves são:
- Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (hiperativo e impulsivo);
- Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (desatento);
- Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (combinado).
É muito importante você saber quais são os tipos de TDAH para também aprender a identificar e ter condições melhores para tratar e buscar ajuda profissional.
O que significam os três tipos de TDAH?
Os três tipos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) apresentam alguns sintomas diferentes que você precisa aprender para de fato entender a diferença entre eles. Veja a seguir quais são.
1 – TDAH (hiperativo e impulsivo)
Na verdade, as pessoas com esse tipo de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade sentem a necessidade de movimento constante, assim como eles se:
- Agitam;
- Contorcem;
- Lutam para permanecer sentados.
Os adultos muitas vezes parecem agir como se fossem conduzidas por um “motor interno” e corressem excessivamente sem destino algum.
Além disso, muitas pessoas com esse tipo de TDAH podem:
- Falar sem parar;
- Interromper os outros;
- Deixar escapar respostas;
- Lutar com o autocontrole.
Portanto, esse tipo de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é mais reconhecível e mais diagnosticado em crianças e homens em comparação aos outros.
2 – TDAH (desatento)
As pessoas com TDAH desatento cometem algumas falhas por descuido porque têm dificuldade em manter a atenção, assim como:
- Seguir instruções detalhadas;
- Organizar tarefas e atividades.
Na verdade, as pessoas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade desatento apresentam memória de trabalho fraco, além de serem facilmente distraídos por estímulos externos.
O foco e a concentração é uma grande dificuldade para pessoas com esse tipo de TDAH.
3 – TDAH (combinado)
Muitos médicos já testam atualmente os sintomas de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade para obter mais informações e deixar ainda mais eficaz o tratamento e diagnóstico.
As pessoas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade combinado demonstram alguns sintomas de desatenção e impulsividade.
Quais os sintomas comuns do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?
O que muitas pessoas não sabem é que os sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) podem ser categorizados em dois tipos de problemas comportamentais, são eles:
- Desatenção (falta de concentração e foco);
- hiperatividade e impulsividade.
As pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) têm problemas que se encaixar nessas categorias, porém, nem sempre é esse o caso.
Na verdade, a forma de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade também é conhecida como Transtorno de Déficit de Atenção (ADD).
O Transtorno de Déficit de Atenção (ADD) às vezes pode passar despercebido pelas pessoas porque os sintomas podem ser menos óbvios.
Com isso, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é mais frequentemente diagnosticado em meninos do que em meninas.
Como identificar os tipos de TDAH em adultos?
Na verdade, em adultos, os sintomas de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade são mais difíceis de definir em comparação com crianças e adolescentes.
Isso porque a grande falta de pesquisas científicas e estudos em adultos com TDAH é bem alarmante, mesmo assim, não deixa de surgir casos de pessoas adultas com esse tipo de transtorno.
Além disso, como o TDAH é um transtorno do desenvolvimento, muitos profissionais de saúde acreditam que não pode se desenvolver em adultos sem aparecer pela primeira vez durante a infância.
Porém, s sintomas do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças e adolescentes geralmente continuam na idade adulta.
Veja a seguir alguns sintomas de TDAH para você conseguir identificar esse tipo de transtorno em adultos. São eles:
- Esquecimento;
- Inquietação;
- Nervosismo
- Dificuldade em ficar quieto;
- Falar fora de hora;
- Deixar escapar respostas;
- Interromper outras pessoas;
- Mudanças de humor;
- Irritabilidade e um temperamento explosivo.
Se conhece alguma pessoa com descuido e falta de atenção aos detalhes em excesso, provavelmente ela tenha transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Muitos outros sintomas podem reforçar a dúvida, como:
- Continuamente iniciar novas tarefas antes de terminar as antigas;
- Habilidades organizacionais fracas;
- Incapacidade de se concentrar;
- Dificuldades em priorizar.
Além disso, pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade apresentam assumir riscos em atividades, muitas vezes com pouca ou nenhuma consideração pela segurança pessoal.
…
Você gostou de saber mais sobre os três tipos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e como identificar esses transtornos? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares essas informações.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.