‘Samuzinho’: conheça o vira-lata que conquistou o coração de uma equipe do Samu
Adotado em 2011, o vira-lata Samuzinho se tornou um membro mais que especial da equipe do Samu de Londrina, no Paraná.
Trabalhar no Samu não é uma tarefa fácil. É uma rotina muito corrida em que cada segundo faz a diferença na luta pela vida. Felizmente, os socorristas do Samu de Londrina, no Paraná, têm um aliado para deixar os dias mais leves: um cachorro vira-lata que se tornou o fiel companheiro da equipe.
O Samuzinho foi adotado em 2011 e conquistou o coração de todos, até mesmo de fora da base do Samu. De manhã, ele ganha o carinho de frentistas de um posto de combustível, de servidores e frequentadores de um centro de acolhimento para pessoas em situação de rua e até do pet shop do bairro. Ou seja, é o mascote de toda a região!
No caso do pet shop, o cachorro ganha até um petisco. “Ele também nos acompanha até o ponto de ônibus. Já passaram outros cachorros por aqui, mas só ele que ficou. Ele apareceu filhote quando a base era na rua Maranhão. Nos mudamos para este endereço e ele veio junto. Todo mundo tem um cuidado especial com ele”, conta Ercília Dolores Teixeira, auxiliar de serviços gerais do Samu, em entrevista ao Bonde News/Folha de Londrina.
A amizade é tão grande que a equipe decidiu levar o Samuzinho até mesmo para o tradicional desfile que os socorristas fazem no 7 de setembro, quando é celebrado o Dia da Independência do Brasil.
“Temos ele como nosso mascote, então, não pensamos duas vezes em levá-lo conosco, até como uma forma de as pessoas o conhecerem”, afirmou a coordenadora de enfermagem do Samu, Izilda Frois.
Segurança do Samu
Hoje, o cachorro tem uma cama pet para dormir, mas nem sempre foi assim. Antes, ele costumava dormir embaixo das ambulâncias – aí você já pode imaginar que aconteceram alguns atropelamentos quando os veículos precisavam sair às pressas para atender uma ocorrência.
O vira-lata também enfrentou outros problemas de saúde, precisando de transfusão de sangue e até passar por cirurgia. Apesar da idade avançada, a equipe garante que ele está bem.
O curioso é que, além da companhia para os socorristas, o Samuzinho também ajuda na segurança da base, controlando quem entra e sai.
“Ele sabe que quem está de macacão pode entrar na base, mas com estranhos ele late avisando o pessoal, principalmente de madrugada. Para ver o Samuzinho, é só passar em frente da base porque ele sempre está deitado no portão, olhando a rua, o movimento”, disse a enfermeira Gisele Cristina César. Ela é a principal responsável pelos cuidados com o vira-lata.
Aqui no Awebic, já contamos todas as histórias possíveis de companheirismo animal e essa é mais uma delas! Muito legal a maneira como a equipe do Samu acolheu o cachorro e como ele se tornou parte desse time.
Vida longa ao Samuzinho!
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.