Estudantes brasileiros integram equipe que irá representar o país na Olimpíada Internacional de Linguística, na Irlanda

Oito estudantes brasileiros estão na final da Olimpíada Internacional de Linguística, que será realizada na Irlanda no mês de julho! Saiba mais sobre a competição aqui.

Até onde a sua paixão já te levou? O estudante de Bauru, interior de São Paulo, Augusto Zanardi Creppe pode afirmar que o seu amor pela área da linguagem está abrindo muitos dos seus caminhos pessoais e profissionais e, em breve, o fará cruzar o oceano!

Isso tudo porque o jovem de 19 anos irá participar da Olimpíada Internacional de Linguística que será realizada na Ilha de Man, território da Coroa Britânica, nos próximos dias 25 e 29 de julho. E não é só o Augusto que irá representar o Brasil lá no exterior não!

Além dele, outros sete jovens irão integrar a equipe nacional que tem tudo para dar um show em conhecimento e habilidades linguísticas. Para chegarem até lá, eles passaram por uma série de provas e competições da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), tendo a grande final presencial em Brasília, no fim de maio.

Animado com a competição, Augusto afirmou em entrevista aoG1 que aprender idiomas sempre foi algo que chamou a sua atenção e, por tanto, ficou maravilhado quando soube que iria fazer parte da equipe brasileira que irá para a Irlanda.

Parte da equipe que irá representar o Brasil.
Créditos: Augusto Zanardi Creppe/Arquivo pessoal

O mais legal da linguística é que ela não se limita às humanidades. É uma ciência que engloba um pouco de tudo, desde matemática até lógica. Estou muito animado por poder representar nossa cidade e também nosso país em um evento como esse. É uma alegria muito grande levar o nome de Bauru e da região nessa conquista“, explicou.

Já com as malas prontas e muito conhecimento na sua bagagem, Augusto sabe que o desafio agora é maior. Apesar da ansiedade, ele não esconde a emoção de fazer parte de algo tão grande e importante! “Estou muito ansioso para poder participar desse evento com os meus colegas. Nós estamos nos esforçando muito e esperamos que seja uma semana de muito aprendizado“, enfatizou.

DO BRASIL PARA O MUNDO

O caminho até chegar à etapa internacional, começou em setembro de 2021, quando aconteceu a primeira parte das competições, na qual os estudantes precisaram fazer três provas, que contemplavam 28 problemas de múltipla escolha e que abordaram diferentes temas sobre língua, linguagem, cognição e cultura. Ao todo, mais de 10 mil jovens de todo Brasil participaram!

À época em que participou da competição, Augusto era estudante do Colégio Técnico Industrial (CTI), ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, onde concluiu o ensino médio e o curso de técnico em Informática. Agora, o jovem é aluno de direito da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com Augusto, na etapa internacional o grupo precisará resolver problemas tradicionais de linguística em uma pequena amostra de uma língua, a qual normalmente é pouco falada e desconhecida. O desafio consiste em traduzir e deduzir os fenômenos do idioma. Uau!

Por aqui, a gente deseja muita sorte para Augusto e toda a equipe brasileira! Que eles possam mostrar todo o conhecimento que cada um possuem e aproveitem cada segundo dessa grande competição.

Mariana Sanches Otta
Escrito por

Mariana Sanches Otta

Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.