Empresa cria gerador que produz até 30 litros de água potável por dia a partir do ar
Com o objetivo de garantir o acesso à água potável para todas as pessoas, a empresa Kumulus desenvolver uma máquina que transforma o vapor do ar em água pronta para ser consumida pelas pessoas.
Uma das grandes preocupações ambientais para o futuro é a situação da água. Muitos locais já sofrem com a falta de abastecimento adequado e correm o risco de ver o problema piorar nos próximos anos.
Por isso, toda inovação e esforço para ajudar no acesso à água é muito bem-vindo. É o que está fazendo a start-up Kumulus, da Tunísia, que criou um gerador capaz de usar o vapor do ar para produzir água.
Em um dia, o aparelho é capaz de produzir de 20 a 30 litros de água potável. O vapor é coletado e passa por um sistema que mata qualquer bactéria perigosa que possa estar ali. A água é, então, coletada em um reservatório menor e está pronta para ser consumida com segurança.
De acordo com o site Good News Network, a empresa defende que o acesso à água potável não deve ser um luxo e, sim, um direito de todos os seres humanos. Afinal, estamos falando de algo que é básico para a sobrevivência da nossa espécie.
“A tecnologia da Kumulus replica o efeito do orvalho e a condensação da água do ar. O ar úmido é sugado pela máquina e, em seguida, passa por um processo de resfriamento que faz com que as gotículas de água fiquem no coletor. O ar seco agora é empurrado para fora da máquina, enquanto a água coletada é filtrada várias vezes para garantir a ausência de partículas ou bactérias e, em seguida, é mineralizada e armazenada no reservatório de água, pronta para ser servida sob demanda”, afirmou um porta-voz da empresa.
A ideia é permitir que todos tenham acesso a uma fonte sustentável e autônoma de água, especialmente aquelas pessoas que vivem em áreas de abastecimento crítico. Um trabalho muito bacana e ousado da Kumulus que, com certeza, pode ajudar muitas pessoas a terem acesso a esse recurso tão indispensável.
Aqualux, uma criação brasileira
Quem também criou uma invenção incrível foi a estudante brasileira Bárbara Paiva, que teve sua história contada aqui no Awebic. Ela recebeu um prêmio por ter desenvolvido uma garrafa que transforma qualquer água em potável.
A tecnologia que a Bárbara criou produz água esterilizada por meio da radiação e com filtro carregado à base da luz do sol. A grande vantagem é que todo o processo é feito sem nenhuma energia poluente, de maneira limpa e sustentável
Assim como a inovação da empresa Kumulus, a garrafa da Bárbara é de grande valor no combate à falta de água. Cada vez que a ciência e a tecnologia trazem novidades como essas, é motivo de muita alegria por sabermos o potencial que elas têm de solucionar questões urgentes que afetam o nosso planeta.
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.