Linda Fagan: 1ª mulher a liderar o ramo das Forças Armadas nos EUA
Linda Fagan realizou um feito histórico: tornou-se a primeira mulher a liderar um ramo das Forças Armadas dos Estados Unidos, sendo escolhida pelo presidente Joe Biden.
Sempre que uma mulher alcança uma posição de destaque é motivo de comemoração. Na luta por uma sociedade igualitária e mais inclusiva, todo passo dado deve ser celebrado. E a boa notícia vem agora dos Estados Unidos: pela primeira vez, uma mulher assume a liderança de um ramo das Forças Armadas. A almirante Linda Fagan se tornou comandante da Guarda Costeira norte-americana.
Fagan foi nomeada pelo presidente Joe Biden. “Não há ninguém mais qualificado para liderar os valorosos homens e mulheres da Guarda Costeira e ela também será a primeira mulher comandante de qualquer ramo das Forças Armadas dos Estados Unidos. Chegou a hora”, disse Biden na cerimônia em que Fagan assumiu o lugar do Almirante Karl Schultz, que se aposentou
.
A militar já tinha servido como vice-comandante da Guarda Costeira (a primeira a ocupar esse posto) e agora chega a uma posição ainda maior, trazendo em sua bagagem 40 anos de experiência.
“Sou imensamente grata a todas as pessoas que pavimentaram esse caminho. Pioneiras como Admiral Siler, Dorothy Stratten, Ida Lewis, Dorothy McShane, Elizabeth Friedman. Tenho orgulho de ser parte de uma longa história de trabalho, dedicação e estou comprometida a levar esses princípios adiante”, disse Fagan, segundo a ABC News.
Quando perguntada sobre que mensagem deixaria para as pessoas mais jovens, Fagan animou as mulheres a acreditarem em seu potencial. “Primeiramente, eu diria a qualquer jovem lá fora… Nós estamos contratando. Especialmente as mulheres jovens, vocês podem fazer qualquer coisa. Vocês são limitadas apenas por si mesmas e nós adoraríamos vê-las servindo conosco. É simplesmente uma ótima, ótima oportunidade para todo mundo”.
Inspiração para outras mulheres
Como você deve imaginar, trabalhar nas Forças Armadas exige uma série de virtudes. A própria Fagan diz que sua área exige que as pessoas saiam da zona de conforto, tenham perseverança, tenacidade e coragem. De acordo com ela, uma das suas maiores prioridades será recrutando talentos e membros diversos para a Guarda Costeira.
Ou seja, além de ser imensamente feliz por chegar até onde chegou, Fagan quer ajudar outras mulheres a trilharem o mesmo caminho! Ser a primeira de muitas a alcançarem esse posto.
Se você já sonhou com algo e depois pensou que o seu sonho era impossível, é hora de rever isso! Tudo é possível para quem tem sonhos grandes, toma iniciativa, acredita em seu próprio potencial e está disposto a fazer a diferença na sociedade.
Nosso desejo de muito sucesso para a Almirante Linda Fagan nessa nova jornada que se inicia. Ela tem tudo para ser uma ótima comandante e servir de exemplo para inúmeras mulheres – não só nas Forças Armadas, mas em todas as áreas da sociedade.
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.