Com 85 anos, padre se emociona ao conseguir celebrar o casamento do seu próprio neto
Em cerimônia emocionante, padre celebra o casamento do seu próprio neto. Quer saber mais sobre essa história inusitada? Então, confira a matéria completa!
Uma história linda e um tanto quanto inusitada está dando o que falar. Trata-se do casamento do engenheiro químico, Ânderson Martins Müller, que foi celebrado pelo avô do rapaz, o padre Paulo Müller, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Pai de quatro filhos e avô de quatro netos, Paulo foi casado por vinte e nove anos, com sua mulher Lizzete. Após a morte da esposa, ele decidiu que era a hora de trilhar um sonho da sua juventude: ser padre! Engajado na igreja desde muito jovem, ele mudou os seus planos de dedicar a vida exclusivamente para o sacerdócio quando conheceu seu grande amor.
Mas, vocação é vocação e hoje Paulo é um dos padres auxiliares na Catedral São Luiz Gonzaga, de Novo Hamburgo (RS). Para assumir a função, ele precisou de uma autorização especial do Vaticano, como explicou ao UOL, o neto Ânderson.
“Por ser um pedido relativamente inusitado, esse tipo de solicitação deve ser levado ao Papa — ao menos foi o que aconteceu na época, não sei especificar se hoje ainda ocorre dessa forma. O bispo, na ocasião, levou a demanda e o papa autorizou a ordenação dele como padre”, afirmou.
A história, é claro, chamou a atenção de curiosos, que não conheciam a trajetória de padre Paulo, hoje com 85 anos. Porém, para família do sacerdote, tudo isso é muito normal e corriqueiro.
“Quem enxerga de fora às vezes não compreende e acaba falando sem conhecimento, como já vimos em outras oportunidades. Entretanto, as pessoas de nosso convívio e os convidados do casamento estavam com uma curiosidade saudável quanto ao assunto e meu avô sempre foi muito tranquilo em relação a isso, ele sempre se coloca à disposição para prestar esclarecimentos”, disse ao UOL.
CURIOSIDADE
Assim que ficaram noivos, Ânderson já sabiam que queriam que o avô celebrasse o casamento, porém os planos quase foram impedidos pelas regras da Igreja Católica, pois que o casal não queria fazer a celebração em um local religioso, mas sim no espaço onde fariam a festa. Além das complicações com a Igreja, eles também se viram surpreendidos pelos diversos adiamentos da data do casamento, causados pela pandemia.
“A primeira data que tínhamos escolhido para celebrar era outubro de 2020, e tivemos que postergar. Até que no começo desse ano, marcamos a nova data para 14 de maio, e aí definimos que faríamos uma cerimônia na igreja também, para podermos contemplar a participação do vô nesse momento singular. Ele foi a primeira pessoa para quem entregamos o convite com a nova data, e já informamos que iríamos fazer a celebração na igreja, e que gostaríamos que ele fosse o responsável por esse momento”, explicou ao UOL.
Como é bonito ver o amor sendo celebrado e sonhos vividos mesmo depois de tanto tempo, não é mesmo? Que Ânderson e a sua esposa tenham um lindo casamento e que o padre Paulo continue exercendo o seu ofício com todo o amor do mundo!
Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.