Aos 74 anos, agricultor se forma em Agronomia e comemora realização de sonho
Aos 74 anos, Bronildo comemora a realização de um sonho que tinha desde jovem: formar-se na universidade! O agricultor concluiu o curso de Agronomia e disse que é difícil segurar a emoção.
Será que existe uma idade limite para realizar os seus sonhos? As várias histórias que contamos diariamente aqui no Awebic mostram que não. E o caso do seu Bronildo José Wenzel é mais um que reforça isso. Aos 74 anos, o agricultor concretizou o sonho de se formar em Agronomia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Cerro Largo, no Rio Grande do Sul.
“Aquele momento mágico que a gente espera. Eu não sei até onde a gente consegue segurar a emoção”, disse o idoso ao G1. Ele sonhava em entrar na universidade desde pequeno, mas não teve a oportunidade porque seus pais não tinham condições financeiras de colocá-lo em uma faculdade.
Mas ele fez questão de manter o sonho vivo. Dedicando-se à agricultura como missão e como forma de sustento, sabia que chegaria o dia em que entraria em uma universidade. Chegava a trabalhar até mesmo de noite no trator e sempre priorizou a educação dos filhos. Queria que eles tivessem a oportunidade que ele mesmo não tinha tido até então.
Assim que os filhos se formaram (um tem mestrado e o outro, doutorado), Bronildo decidiu que era o seu momento. Começou a estudar bastante para conseguir a tão sonhada aprovação. Imagine só: se, para um estudante de ensino médio, o vestibular já é difícil, para alguém que estava há anos longe da sala de aula era ainda mais desafiador.
Aprovação na universidade
Na segunda tentativa, deu certo! Bronildo ficou em 22º lugar e garantiu sua vaga. Entrou na universidade “pela porta da frente”, como ele mesmo diz. O legal é que já foi para a sala de aula com toda a experiência trabalhando como agricultor, algo que, em um curso de agronomia, faz muita diferença.
“É só correr atrás, essa que é a verdade. As coisas estão colocadas e a pessoa é que tem que se mexer e realizar, arregaçar as mangas. Para a gente ter uma vida plena, é preciso ter sempre um objetivo a ser alcançado, e isso é uma medida salutar para cada pessoa que quer atingir certa idade. Então, quando o objetivo não está mais presente, parece que não adianta mais nada, a pessoa vai se entregando por si só, e isto faz a diferença. Esse objetivo, seja qual for, sempre vale a pena”, comemora.
Nossos parabéns a esse senhor tão dedicado e aplicado que conseguiu transformar seu sonho em realidade. Nunca é tarde para aprender coisas novas e realizar o que você sempre quis.
Que a história do Bronildo seja a história de muitas outras pessoas que também buscam inspiração para transformar sua vida por meio da educação!
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.