Já reparou como o que está escrito em Provérbios 30:8 fere nossa realidade? É INTENSO!
Você quer entender melhor sobre como a Bíblia aborda a falsidade, mentira e enganação? Confira aqui uma excelente reflexão de Provérbios 30:8 e aprenda mais sobre o assunto.
Você já parou para pensar o quanto é sábio e prudente diante das adversidades da vida? Na vida nós vamos encontrar muitas pessoas falsas e mentirosas, o que realmente devemos fazer?
Você tem algum tipo de temor de riqueza tanto quanto a pobreza? Muitas pessoas têm medo da pobreza e buscam a riqueza, já outras acham que a riqueza irá corromper, e vive na pobreza.
Podemos diariamente se alimentar da palavra de Deus e aprender como lidar com as adversidades da vida.
Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. (Provérbios 30:8)
São várias as pessoas que se apresentaram para nós com sorriso e boas ações, mas que, na verdade, são enganadoras.
É verdade que Deus odeia a mentira, enganação e falsidade?
Você precisa pedir discernimento a Deus para mostrar a mentira aplicada em sua vida e observar bem quem são as pessoas enganadoras que acabam colocando sua vida em risco.
Através de suas orações você deve implorar misericórdia de Deus e mostrar a verdadeira natureza enganadora de certas pessoas em sua vida.
E dizia: O que sai do homem, isso é que contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. (Marcos 7:20-23)
O discernimento dado por Deus ajudará você a identificar pessoas arrogantes e traidoras que podem levar você à pobreza espiritual.
É claro identificar na palavra de Deus que nosso Senhor Todo-Poderoso odeia o engano. É bem claro na Bíblia que Deus não gosta de pessoas enganadoras.
Três vezes no livro de Provérbios nosso Senhor e Criador afirma que odeio a enganação, são elas:
1 – Mentira
(…) olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, (Provérbios 6:17)
2 – Enganação
(…) a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos. (Provérbios 6:19)
3 – Falsidade
O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade. (Provérbios 12:22)
Podemos aprender muito com a Palavra de Deus em relação a como lidar com situações em que somos enganados e como devemos tratar as pessoas falsas em nossas vidas.
Assim como nosso Senhor é o Deus do perdão, também devemos praticar esse tipo de comportamento em nossas vidas.
Não adianta pedir a Deus perdão se não damos para os nossos irmãos, mesmo que eles só queiram tirar proveito.
Devemos falar a verdade sempre
No livro de Zacarias podemos aprender também que nosso Senhor Todo-Poderoso odeia o tipo de engano que toma forma em falsos juramentos, dizendo:
Eis o que devem fazer: falem somente a verdade uns com os outros, e julguem retamente em seus tribunais; não planejem no íntimo o mal contra o seu próximo, e não queiram jurar com falsidade. Porque eu odeio todas essas coisas”, declara o Senhor. (Zacarias 8:16,17)
Assim que vamos lendo a Palavra de Deus, podemos perceber o quanto é desagradável um crente em Jesus Cristo cultivar uma vida de mentiras e enganação.
Se você se encontra nessa situação e não sabe como se livrar desse mau hábito que destrói sua comunhão com o Espírito Santo, peça a Deus misericórdia e busque melhorar.
É claro com a leitura da Bíblia que Deus odeia qualquer tipo de ocultação da verdade, falsidade e até a enganação.
Qualquer tipo de enganação ou ocultação da verdade é mal visto por Deus. Por isso, comece hoje mesmo a cultivar um coração verdadeiro.
Existe esperança para a pessoa falsa e mentirosa?
Cultive no seu coração também o perdão, pois Deus perdoa você todos os dias. Ainda há esperança para os enganadores e as pessoas que mentem. Em Efésios 4:22 o apóstolo Paulo nos diz que devemos “despojar-nos” do nosso velho eu.
Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. (Efésios 4:22-24)
Você deve deixar de ser quem e o que já foi quando estava sob o domínio de Satanás. Sua vida agora é de Cristo Jesus e mal algum vai atingir sua integridade e força.
O apostolo Paulo continua:
Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. (Efésios 4:25)
As pessoas que uma vez enganaram e passaram uma vida mentindo, agora podem falar com justiça. Já parou para pensar em como pode ocorrer tal transformação? A resposta é: pelo evangelho de Jesus Cristo.
Deus perdoa as pessoas mentirosas e falsas?
Precisamos guardar em nossos corações de que Jesus Cristo, o Filho de Deus, oferece perdão para cada pessoa pecadora, até mesmo o pecado do engano, como:
- Mentira;
- Traição;
- Falsidade.
As pessoas perdoadas agora desejam fazer o que é certo, assim, fazendo o que traz glória ao nome do nosso Senhor Todo-Poderoso.
Você pode encontrar na Palavra de Deus o apóstolo Pedro falando para os cristãos se livrem de pessoas hipócritas, invejosas e enganadoras:
Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. (1 Pedro 2:1)
Todos os dias nós precisamos aprender a imitar Jesus Cristo que não cometeu pecado, nem se achou engano em sua boca:
Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. “Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca”. Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. (1 Pedro 2:21-23)
É através do evangelho e pelo evangelho podemos ser pessoas livres da maldade desse mundo e podermos viver uma vida digna na vontade de Deus.
A Palavra de Deus é suficiente para perdoar e transformar até mesmo a pessoa mais enganador. Sabe aquela pessoa que você conhece que sempre está mentindo e enganando? Deus pode perdoar ela.
…
Você gostou de saber mais sobre Provérbios 30:8 e como nós devemos pedir a Deus que nos livre de pessoas falsas e mentirosas? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.