Prefeitura de Minas Gerais inicia distribuição de kits de absorventes para alunas de escola municipal
Prefeitura de Uberlândia distribui de kits de absorventes para alunas de escola municipal. A iniciativa faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. Confira!
Um absorvente é algo essencial e indispensável na vida de pessoas que menstruam, não é mesmo? Porém, infelizmente, não são todas que têm acesso a esse item. Com o objetivo de sanar essa demanda, a prefeitura de Uberlândia iniciou a entrega gratuita de kits de absorventes para as alunas da Rede Municipal de Ensino.
Com dois pacotes de oito absorventes cada, o kit faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, do decreto municipal de número 19.452, que regulamentou no município, em novembro de 2021, a lei federal 14.214.
Para receber o kit, as alunas precisam estar cadastradas no CadÚnico e poderão pegar o item nos cinco primeiros dias úteis de todo mês. Porém, essa primeira entrega foi feita diretamente aos pais e responsáveis.
De acordo com Katia Cristina Sousa Ferreira, diretora da Escola Municipal Tenda do Moreno, muitas alunas acabam faltando às aulas quando estão menstruadas, pois precisam dos absorventes e não têm condições de comprar. Ou seja, o impacto será muito positivo, inclusive no rendimento escolar dessas estudantes.
“Agora poderemos auxiliá-las e nessa primeira entrega faremos isso com a presença da mãe para assegurar que a família está ciente da entrega e que a menina menstrua. Faremos, também um trabalho de orientação sobre o uso correto e higiene corporal. É um ganho, uma iniciativa inovadora”, enfatizou a diretora.
Estima-se que mais de duas mil meninas, com idade acima dos onze anos e em situação de vulnerabilidade socioeconômica, serão contempladas pelo programa.
A cerimônia de entrega foi realizada Centro Administrativo Municipal e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Tania Toledo, do prefeito Odelmo Leão, além de diretoras, representantes da rede municipal de saúde e vereadores da cidade.
Pobreza menstrual é triste realidade para muitas brasileiras
Segundo números levantados pelo estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Fundo de População da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de quatro milhões de mulheres não tem acesso aos itens básicos de cuidados menstruais e mais de setecentas mil vivem sem acesso a um banheiro ou chuveiro dentro da própria casa.
Os dados são alarmantes e muito preocupantes, não é mesmo? E é por isso, que iniciativas governamentais como o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual são essenciais. Para sanar outros problemas, o Programa da prefeitura de Uberlândia também prevê ações educacionais sobre saúde educacional.
Tania Toledo também explicou que, em parceria com o Programa Saúde Escolar, cada escola irá promover orientações sobre os cuidados com o corpo. “Além disso, começamos a distribuir para as estudantes uma cartilha sobre o assunto, com o ‘Calendário do Corpo’, que é uma tabela para que essa adolescente acompanhe as mudanças pelas quais passa durante o mês”, afirmou a secretária municipal de Educação.
Tudo isso é uma maneira de melhorar o conhecimento das alunas para que elas estejam cientes dos cuidados com o próprio corpo e os direitos que elas possuem! Para que mais pessoas que menstruam tenham acesso a higiene e saúde básica, iniciativas e programas governamentais como esse são necessários e urgentes.
E você? Conhece alguma iniciativa particular que tenha como objetivo levar mais saúde e qualidade de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica?
Fonte: Prefeitura de Uberlândia
Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.