Aos 110 anos, indiana inspira ao conseguir plantar cerca de 8 mil árvores em sua vida
Ao lado do marido, Saalumarada já plantou mais de 8 mil árvores em 110 anos de vida. A indiana deixa um legado lindo de cuidado com o planeta e proteção ambiental.
Existe um ditado que diz que quem planta uma árvore planta também esperança. Se usarmos essa lógica para Saalumarada Thimmakka, uma senhora indiana de 110 anos, ela já teria plantado nada mais nada menos do que 8 mil pés de esperança!
A idosa é um verdadeiro exemplo de amor à natureza e compromisso com um futuro melhor. Isso tudo começou em 1948. Nesse ano, Saalumarada e seu marido Bikkala Chikkayya descobriram que não poderiam ter filhos. Uma notícia que não é fácil para qualquer casal que sempre possuiu a vontade de ter crianças.
Então, no lugar dos filhos, decidiram plantar árvores como forma de trazer vida ao mundo. Um dos obstáculos que tiveram de encarar é o preconceito de muitas pessoas na Índia com o fato de um casal ser incapaz de ter crianças.
Começaram plantando 385 árvores em um terreno de quatro quilômetros. A árvore escolhida foi a banyan, também chamada de figueira-de-bengala. O casal também plantou arbustos espinhosos para proteger as recém-plantadas árvores do ataque de animais silvestres.
E você acha que eles só colocavam a planta lá e iam embora? Que nada. Saalumarada e Bikkala também regavam as plantas para que elas crescessem – o clima local é árido, sem chover com muita frequência.
Os dois continuaram firmes na sua missão de plantar árvores por muitos e muitos anos. Em 1991, Bikkala faleceu, deixando Saalumarada viúva. A dor foi grande, mas ela não desanimou de sua tarefa de deixar um legado para esse mundo, ultrapassando mais de 8 mil árvores plantadas.
Referência de proteção ambiental
Com isso, a indiana se tornou um símbolo de proteção ambiental em seu próprio país. Também conquistou a admiração de outros países do mundo e fundou uma organização beneficente que leva seu nome e se dedica à preservação do meio ambiente.
A fundação de Saalumarada ainda apoia outras causas muito importantes, doando remédios, mantendo bancos de sangue e construindo moradias para pessoas de baixa renda. Vale lembrar que, embora a Índia tenha tido um grande crescimento econômico nos últimos anos, ainda é forte a desigualdade no país. Por isso, iniciativas como essa são tão necessárias.
Como forma de reconhecimento a todo seu trabalho, Saalumarada já recebeu cerca de 50 prêmios em sua vida. Ela nunca fez nada disso por fama ou dinheiro. No entanto, torce para que outras pessoas se inspirem em sua história e ajudem a cuidar do nosso bem mais precioso: o planeta em que vivemos.
Muitas vezes, ficamos presos somente às notícias ruins do cotidiano. Não nos damos conta de como existem pessoas incríveis que estão fazendo uma diferença enorme.
Depois de conhecer essa história por meio do site Nation, fica claro que Saalumarada está entre elas. Seria muito legal se isso virasse uma grande corrente em defesa da vida e da natureza.
E você, toparia plantar 8 mil árvores na sua vida?
Fonte: Nation
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.