Jovem cria projeto em favela para inspirar meninas com o futebol
O projeto Revelação Trem Bala está mudando a vida de muitas garotas em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo. Uma iniciativa que dá aulas gratuitas de futebol para meninas, abrindo as portas para um futuro de conquistas no esporte e na vida.
Aline Ito decidiu fazer do esporte sua missão. Mas não apenas uma missão de transformação da sua vida, mas de outras pessoas ao seu redor. Em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, ela criou o projeto Revelação Trem Bala, uma escolinha exclusiva de futebol para meninas.
A iniciativa já tem 30 alunas e também busca pessoas e empresas dispostas a investirem e financiarem equipamentos novos e inscrever os clubes em campeonatos pelo Brasil.
A moça de 22 anos apresentou o projeto na Expo Favela, evento de empreendedorismo e inovação realizado em São Paulo nos dias 15 e 17 de abril com foco em projetos vindo da periferia.
“O projeto nasceu com o propósito de dar a oportunidade para as meninas realizarem o sonho de jogar futebol profissionalmente”, disse Aline ao site da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.
Moradora da Favela do Seu Tiê, uma comunidade carente de Itaquaquecetuba, Aline oferece as aulas gratuitamente para as meninas.
E, mais do que esporte e atividade física (o que, por si só, já é um benefício enorme), ela ajuda na autoestima e no empoderamento dessas garotas. Afinal, está mostrando que o futebol também é coisa de mulher!
Como não cobra nada pelo projeto, a fonte de renda de Aline vem de eventos em que ela trabalha. Os voluntários também não recebem nenhum tipo de dinheiro com o projeto. Ou seja, é algo feito com o coração, com a fé de que vidas estão sendo transformadas e o melhor pagamento para isso é ver a mudança na prática.
Chance de jogar em grandes times
As alunas têm idade de cinco a 16 anos. À medida que vão crescendo e ganhando mais prática no futebol, entram na categoria principal do Revelação Trem Bala.
Disputam campeonatos profissionais e têm mais chances de serem vistas por clubes grandes e empresários – muitos times têm os chamados “olheiros”, uma espécie de caça-talentos. “Temos uma menina que começou com a gente aos nove anos e hoje já está treinando no centro olímpico”, afirma Aline.
A moça ainda explica que a busca por investidores é importante para inscrever o projeto na Federação Paulista de Futebol Feminino, o que melhoraria muito as condições e as oportunidades para as jogadoras.
“O nosso principal objetivo é que as meninas da nossa comunidade não precisem mais treinar com os garotos em outras turmas. Somos a única escolinha do tipo na região e o interesse das garotas pela nossa proposta é alto. Acreditamos muito que vale a pena apostar no projeto”.
Um projeto muito bacana que merece ser elogiado, admirado e reconhecido! É inquestionável a importância na formação de uma pessoa, principalmente os jovens. Que o time Revelação Trem Bala continue crescendo e marcando muitos golaços na vida da meninada.
Boa sorte, meninas, e que vocês tenham um futuro brilhante pela frente, tanto dentro do campo como fora dele!
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.