13 destinos turísticos para quem está procurando o que fazer em Porto Velho
Porto Velho é a capital de Rondônia e o que poucos sabem é que a cidade retém parte da história de desenvolvimento do Brasil. Confira seus principais pontos turísticos.
Apesar de pouco explorada, Porto Velho é uma cidade que arranca elogios de seus visitantes. A capital de Rondônia, não tem um polo turístico bem definido, mas ao explorar a cidade, os turistas dão ênfase aos excelentes cartões postais e a hospitalidade do povo rondoniense.
Além dos locais para visitação, Porto Velho também é uma referência gastronômica no norte do país. Então, se você ainda não tem certeza de que o local é um bom roteiro para as próximas férias, não deixe de conferir a lista com os principais destinos turísticos por lá.
13 destinos turísticos para quem está procurando o que fazer em Porto Velho
1- Museu Ferroviário Madeira Mamoré
Esse museu abrange um importante acervo para a preservação da história que engloba a Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Em seu interior, é possível observar diversos itens que foram usados na construção da ferrovia, além da primeira máquina a vapor que foi levada para terras amazonenses, a locomotiva Coronel Church.
Se estiver de passagem por Porto Velho durante o fim de semana, não deixe de visitar a feira de artesanato que acontece em uma das alas do museu.
2- Estrada de Ferro Madeira Mamoré
Esse é um dos pontos mais importantes de Porto Velho.
Ela marca a chegada dos norte-americanos ao Brasil, sendo a principal rota para escoamento de mercadorias e matéria-prima na época da Segunda Guerra Mundial.
A ferrovia cruza a Amazônia com seus 300 km de extensão, ligando Porto Velho a cidade de Guajará-Mirim, fronteira brasileira com a Bolívia. Para celebrar a importância da estrada, o Ministério da Cultura a tombou como Patrimônio Cultural Brasileiro, no ano de 2006.
21 museus no Brasil para viver experiências incríveis e se encantar com suas arte
3- Mercado Cultural de Porto Velho
Como o nome já diz, esse espaço concentra todas as vertentes da cultura rondoniense. Se você é o tipo de viajante que gosta de conhecer a musicalidade e outras manifestações artísticas por onde passa, não pode deixar de incluir o mercado em seu roteiro.
Confira a programação do espaço quando estiver fazendo o roteiro da viagem. Durante o ano todo é possível acompanhar lançamentos e shows, além das lojas que vendem lindas peças de artesanato.
4- Catedral Sagrado Coração de Jesus
Esse é mais um dos pontos turísticos espalhados por Porto Velho. A construção da Catedral começou em 1917 e prolongou-se por 10 anos. A complexidade geográfica atrapalhava a chegada de materiais, o que atrasou a obra por muitos anos.
Seu visual mistura os estilos de construção gótico e romântico, trazendo um ar autêntico e encantador para construção. A Catedral também conta com vitrais, que retratam a Via Sacra feita por Jesus. O estado de conservação é elevado e garante a experiência de conhecer a arquitetura original.
5- Mercado Central de Porto Velho
Você já está sabendo que Porto Velho é uma referência gastronômica, agora chegou a hora de descobrir como apreciar os melhores pratos da culinária regional. O Mercado Central de Porto Velho é referência para comidas típicas, preparados naturais e artesanato.
Espalhados pelos seus 79 boxes, estão os mais diversos pescados e frutos regionais. Um dos mais procurados pelos turistas é o Jambu. A erva tem a fama de afrodisíaca e é um dos principais ingredientes para o tacacá, prato típico da cultura amazonense.
6- Palácio Presidente Getúlio Vargas
Construído em 1954, o palácio comporta todo acervo do Museu da Memória Rondoniense. Se você é do tipo de viajante que não abre mão de conhecer a histórias dos lugares por onde passa, inclua esse passeio cultural em seu roteiro.
O acervo conta com registros de jornais de época, além de diversas obras de arte. O espaço também conta com auditório, exposições temporárias e salas de pesquisa com ênfase em arqueologia.
7- Museu Internacional do Presépio
Seguindo o embalo dos museus, não deixe de visitar esse em sua viagem para Porto Velho. Até os turistas menos religiosos gostam do passeio, tornando-o um dos mais requisitados da cidade. Ele conta com um acervo repleto de peças religiosas, além de espaço para exposições temporárias.
Para ser mais preciso, lá você encontrará mais de mil presépios, que totalizam, aproximadamente, três mil obras autênticas. Os presépios são provenientes de vários estados do Brasil e outros 50 países.
8- Capela de Santo Antônio de Pádua
Essa capela é um dos principais cartões postais de Porto Velho. Ela está construída às margens do Rio Madeira e sua simplicidade contempla os visitantes com uma sensação de conexão e acolhimento sem igual.
28 lugares fantásticos que nem mesmo os melhores agentes de viagem conhecem
9- Centro Cultura Indígena
Bem próximo a Capela, foi construído o Centro Cultural Indígena. Ele tem como principal objetivo, preservar a história do povo indígena que deu origem ao povo rondoniense.
Ao longo do ano, o espaço recebe apresentações culturais, então, não deixe de conferir a programação quando estiver montando seu roteiro.
Uma curiosidade é a arquitetura do lugar. A grande oca te oferece uma experiência única em conhecer um pouco mais sobre as construções indígenas.
10- Parque Natural Municipal de Porto Velho
Se você gosta de curtir a natureza, não deixe de visitar o Parque Natural de Porto Velho. O espaço conta com ambiente arborizado e serve como berçário para mais de 70 mil mudas.
Além disso, é possível praticar trilhas, descer em uma tirolesa e fazer arvorismo pelo Parque. Tem diversão garantida para toda a família.
11- Praça das Três Caixas D’água
Esse ponto turístico conta um pouco sobre o período entre 1910 e 1912. Seu espaço conta com estruturas cilíndricas e metálicas que foram postas pelo governo norte americano durante a expansão da estrada de ferro de Madeira Mamoré.
Chamadas de Três Marias, as estruturas podem ser apreciadas de diferentes áreas da cidade. A prefeitura costuma enfeitar o monumento durante os períodos festivos, atraindo mais visitantes.
12- Pôr do Sol no Rio Madeira
É possível viver a experiência de navegar em um dos principais afluentes do Rio Amazonas, apreciando de perto a natureza local. O passeio dura em média 45 minutos e a dica é pegar o fim da tarde para apreciar o pôr do sol. Na maioria das vezes, os turistas recebem a visita de botos cor de rosa.
13- Casarão do Peixe
Essa é outra opção para quem gosta de apreciar a culinária local. O carro chefe são os pratos à base de peixe e outros tipos de frutos do mar. O clima no Casarão é aconchegante e familiar, além do restaurante oferecer pratos acessíveis e com muita qualidade.
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!