Esses sintomas emocionais podem indicar ALOPECIA e muita gente nunca soube
Você quer entender melhor como o seu estado emocional pode indicar e até mesmo desenvolver alopecia? Confira aqui como alguns sintomas emocionais podem indicar esse tipo de doença.
Você já ouviu falar na alopecia e como os sintomas emocionais do nosso corpo podem influenciar no desenvolvimento dessa doença?
Esse tipo de doença é um problema de saúde que acontece quando o sistema imunológico de uma pessoa ataca os folículos capilares, consequentemente, causando a queda de cabelo.
Para entender melhor esse processo de queda de cabelo por causa da alopecia, é fundamental você saber que os folículos pilosos são as bases da pele que formam o cabelo.
Além disso, embora o cabelo humano possa ser perdido em qualquer parte do corpo, a alopecia geralmente ataca mais a cabeça e o rosto. Você conhece alguém com esse tipo de doença?
Como identificar a alopecia em pessoas com queda de cabelo?
Para quem convive com alopecia, os cabelos caem em manchas redondas pequenas, porém, em alguns casos, a queda de cabelo é mais extensa, deixando muitas pessoas praticamente carecas.
Mas e a questão da saúde do resto do corpo?
A grande parte das pessoas com alopecia é saudável e não apresenta outros tipos de doenças ou sintomas contagiantes.
Além disso, o processo dessa doença vai variar muito de pessoa para pessoa, isso porque algumas pessoas apresentam crises de perda de cabelo ao longo da vida, já outras, uma vez só.
Já o processo de recuperação da doença também é imprevisível a depender de organismo para organismo, como, por exemplo, cabelos crescendo completamente em algumas, mas não em outras.
A alopecia tem cura?
O fato é que não existe cura para a alopecia, porém, existem alguns tipos de tratamentos que auxiliam as pessoas com a queda do cabelo, assim como a voltar a crescer novamente.
Além disso, existem também alguns tipos de recursos para auxiliar ainda mais as pessoas a lidar melhor com a situação e aceitação da aparência depois da perda de cabelo.
Na maioria dos casos, isso vai depender do organismo da pessoa, os fios de cabelo caem em pequenas manchas pequenas.
Já para outras pessoas, a perda dos fios de cabelo nada mais é do que algumas manchas – embora em alguns casos possa ser mais grave.
Por ter vários tipos de sintomas, a pessoa com essa doença pode:
- Perder completamente o cabelo da cabeça (alopecia totalis);
- Perder completamente o cabelo do corpo (alopecia universalis).
Você precisa entender que as condições desse tipo de doença pode afetar qualquer tipo de pessoa, independentemente do sexo ou até mesmo idade – embora boa parte dos casos apareça em pessoas antes dos 30 anos de idade.
14 benefícios da CHIA para aproveitar e restaurar sua saúde consumindo-a
Quais são os sintomas emocionais que indicam alopecia?
Uma coisa que você já sabe é que o sintoma em destaque desse tipo de doença é a perda total do cabelo de forma irregular.
É fácil identificar os sinais desse tipo de doença por causa dos pedaços de cabelo do tamanho de uma moeda. Essas partes pequenas de cabelo começam a cair principalmente do couro cabeludo.
Esse são os sintomas emocionais que podem indicar que uma determinada pessoa está sofrendo de alopecia, são eles:
- Estresse;
- Processos de luto;
- Crises de ansiedade;
- Alterações emocionais repentinas.
O fato é que em qualquer lugar da região da cabeça, o crescimento do cabelo pode ser prejudicado, incluindo a barba e os cílios em homens e mulheres.
A queda de cabelo irregular pode ser bastante repentina, chegando a mudar o estado emocional da pessoa, assim, desenvolvendo em alguns dias ou em um período de algumas semanas – espantosamente rápido.
Durante o processo de queda de cabelo, a pessoa pode passar por coceira ou até mesmo queimação na região da cabeça.
É importante você entender que os folículos capilares não são destruídos por completo, isso porque os cabelos podem se desenvolver novamente se a inflamação dos folículos for reduzida.
Quanto tempo dura um tratamento de alopecia?
São várias as pessoas que presenciam algumas manchas de queda de cabelo, geralmente elas apresentam uma recuperação rápida e saudável – completamente sem qualquer forma de tratamento.
Cerca de 1/3 das pessoas com alopecia descobrem que a verdadeira condição se torna maior ou se torna um ciclo progressivo da queda e crescimento de cabelo – isso depende muito de pessoa para pessoa.
Um fato bastante curioso é que cerca de metade das pessoas com alopecia se recuperam da doença em um ano, porém, muitas delas ainda terão mais de um episódio.
Já cerca de 10% dos indivíduos irão desenvolver alopecia totalis ou alopecia universalis.
A alopecia pode afetar outras partes do corpo?
Um fato bastante curioso e que muitas pessoas ainda não sabem é que a alopecia tem o poder de afetar as unhas, tanto das mãos quanto das dos pés.
Muitas das vezes essas alterações são um dos primeiros sinais de que uma pessoa pode está desenvolvendo as condições de alopecia.
Com isso, existe uma série de pequenas transformações no corpo que podem ocorrer nas unhas, como:
- Unhas ásperas;
- Unhas sem brilho;
- Unhas finas e rachadas;
- Unhas com amassados pontuais;
- Unhas com manchas brancas e linhas.
É muito importante você procurar um profissional de saúde se caso esses tipos de sintomas apareçam nas suas unhas. Pode até não ser alopecia, mas pode estar ocorrendo algum problema na sua saúde.
Como é realizado o diagnóstico da alopecia?
Muitos profissionais de saúde geralmente são capazes de diagnosticar a alopecia com bastante eficácia examinando os sintomas que a pessoa apresenta.
Com métodos especializados, muitos médicos têm a habilidade de observar o grau da queda de cabelo e analisar os cabelos das áreas afetadas sob um microscópio.
Caso após um exame detalhado clínico inicial e o profissional especializado não conseguir fazer um diagnóstico preciso, é fundamental frisar a realização de uma biópsia da pele.
Para um diagnóstico preciso, os médicos podem precisar descartar outros tipos de doenças, como os autoimunes, por outro lado, o profissional de saúde pode realizar um simples exame de sangue.
Portanto, os sintomas da alopecia são tão variadas que fazer um simples diagnóstico geralmente é bem mais leve e rápido, além de ser direto com o resultado.
…
Você gostou de saber mais sobre os sintomas emocionais que podem indicar alopecia em pessoas saudáveis? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para aprender a identificar esse tipo de problema.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.