Rapaz encontra 50 mil dólares em dinheiro vivo e devolve para dono
Uma verdadeira prova de honestidade foi o que o Emmanuel deu ao devolver uma grande quantidade de dinheiro que encontrou perdido na estrada. Seu ato está sendo reconhecido por inúmeras pessoas e o rapaz viu sua vida mudar de uma hora para a outra.
O que você faria se achasse uma grande quantidade de dinheiro perdido? Deixaria a honestidade de lado e pegaria para pagar uma dívida antiga, fazer a viagem dos sonhos, comprar um carro novo?
Para o jovem de 19 anos Emmanuel Tuloe, da Libéria, não foi nada disso. Ele encontrou 50 mil dólares (cerca de R$ 230 mil) e devolveu para o dono!
O rapaz, que trabalha como mototaxista, estava pilotando sua moto quando achou o dinheiro em um saco plástico na beira da estrada.
Tendo a consciência de que não poderia gastar o que não era seu, entregou as notas para uma tia cuidar. Foi quando o dono fez um apelo na rádio nacional para encontrar o dinheiro e Emmanuel apareceu para devolver a grana.
Uma prova de grande honestidade que está rodando o mundo e trazendo reconhecimento para Emmanuel. Por seu ato exemplar, ele conquistou uma vaga em uma das escolas mais renomadas da Libéria, o Instituto Ricks.
Além disso, recebeu doações do presidente do país, George Weah, de um meio de comunicação local e do próprio dono do dinheiro que ele tinha encontrado.
E não para por aí. Uma universidade dos Estados Unidos ofereceu uma bolsa integral para o jovem! Isso tudo porque ele tem um desejo enorme de construir uma vida melhor pelos estudos. Como muitas pessoas na Libéria, um país pobre da África, Emmanuel abandonou a escola aos 9 anos para trabalhar e ajudar a família a pagar as contas.
Agora ele tem uma nova oportunidade estudando no Instituto Ricks. Mesmo sendo muito mais velho que os seus colegas de classe, o rapaz não se deixa desestimular e está decidido a terminar os estudos.
Planos para o futuro
À BBC, ele disse: “Estou confortável na escola. Não porque Ricks tem um nome com tanto prestígio, mas por causa das disciplinas acadêmicas e morais. “Minha mensagem para todos os jovens é: ‘É bom ser honesto; não pegue o que não pertence a você’.”
Os professores também celebram a presença do jovem no Instituto. “Como escola, não apenas nos beneficiamos recentemente de sua honestidade. Ele também é o goleiro substituto do time de futebol da escola”, comenta o professor Bangbeor.
Para o futuro, Emmanuel tem planos de fazer faculdade de contabilidade e ajudar a garantir o bom uso do dinheiro na Libéria. Um propósito que tem tudo a ver com sua história de honestidade e amor pela educação.
E quantas vezes no dia a dia não nos deparamos com situações que colocam nossa honestidade à prova? Temos que nos inspirar na história do Emmanuel e sermos sempre honestos em todos os aspectos da nossa vida: seja na parte profissional ou pessoal.
Se você ainda tem dúvidas se a honestidade vale a pena, é só ver como a vida do Emmanuel se transformou por ser honesto e fazer o que é certo.
Fonte: BBC
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.