Brasil contabiliza menor número de infectados com Covid-19 na pandemia

Desde o começo da pandemia, pela primeira vez, é registrado o menor número de infectados por Covid-19 em todo país.

Nos últimos meses, com as crianças voltando para escola de forma presencial, muitos pais começaram a se preocupar com o avanço dos casos e variantes da Covid-19 nas crianças.

De acordo com as informações mais recentes divulgadas pelo Boletim InfoGripe da Fiocruz, houve sim um aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas crianças.

Só que dessa vez, a última análise chegou a afirmar também que os casos SRAG por Covid-19 de modo geral diminuíram de forma bastante significativa.

Segundo o próprio boletim, desde o começo da pandemia causada pelo coronavírus, nunca houve um número tão baixo de infectados em toda a população.

“Nas últimas quatro semanas, (os casos de Covid) corresponderam a 50,7% em resultado laboratorial positivo para vírus respiratório. Ao longo do período mais crítico da doença no país, cerca de 96% dos casos de SRAG com identificação laboratorial eram por Covid”, compara a Fiocruz.

Afirmou ainda que o tipo de casos acabam se espalhando de maneira diferente, como citamos acima o “evento” das voltas às aulas e que as crianças que ficaram mais propensas ao contágio.

Esse números aumentaram de forma significativa em março. As crianças de 0 a 4 anos estão ligadas aos casos associados ao vírus sincicial respiratório (VSR). 

Brasil contabiliza menor número de infectados com Covid-19 na pandemia

Brasil contabiliza menor número de infectados com Covid-19 na pandemia (Imagem: Unsplash)

Enquanto as de 5 a 11 anos, a maioria dos casos estão associados ao Sars-CoV-2 (Covid-19), segundo informações do G1De acordo com o pesquisador Marcelo Gomes,que é coordenador do InfoGripe:

“O estudo mostra, também, uma desaceleração gradual na taxa de queda de casos de SRAG entre a população adulta e entrada em regime de estabilidade. Em contrapartida, a contribuição dos casos associados ao VSR segue crescendo, atingindo 29,7% do total de casos com resultado laboratorial positivo para vírus respiratório entre os casos no mesmo período”.

Que não deixemos de tomar cuidados

Muitos dos estados brasileiros já estão liberando o uso da máscara como item obrigatório. Apenas em locais fechados estão pedindo para que as coloquem.

Gostamos de compartilhar com vocês detalhes que possam servir de esperança para um novo recomeço. Sabemos que tudo isso não foi fácil para ninguém.

Só que ao mesmo tempo, reforçamos a compreensão para a estendermos um pouquinho mais tais cuidados básicos como máscara, álcool, distanciamento quando possível…

Essa é uma luta que conta com uma força conjunta e estamos aqui para vermos um avanço mundial.

Amanda Ferraz
Escrito por

Amanda Ferraz

Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.