Se a angústia tomou conta do seu coração, Naum 1:7 conseguirá te fazer sorrir
Você quer depositar suas angústias em Deus e confiar que Ele aliviará sua carga? Confira aqui uma excelente reflexão sobre Naum 1:7 e como devemos entregar nossos problemas para Deus.
Você sabia que nosso Senhor Todo-Poderoso tem ciúmes de Seu santo nome, é protetor de Seu povo e Seu caráter? O que muitas pessoas não sabem é que Deus não é apenas amor-perfeito, mas também justiça consumada.
Nosso Pai Celestial é protetor para com as pessoas que confiam nEle, porém, Ele também castiga e corrige Seu povo, pois, porque Ele corrige e disciplina as pessoas a quem ama e pune todo filho que aceita Sua vontade.
Com isso, nunca você deve esquecer que Deus também é um fogo consumidor e Sua ira ardente é contra as pessoas que amam fazer o mal e plantar discórdia entre o povo de Deus.
Diante disso, o Pai Celestial nunca abandonará você nos momentos de angústias, pois Ele é o nosso refúgio mais forte que existe. Deus protege as pessoas que nEle confia:
O SENHOR é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam. (Naum 1:7)
O que aprendemos sobre angústia em Naum 1:7?
Por incrível que pareça, muitos irmãos se dizem cristãos, mas não confiam 100% na providência de Deus. Existe uma resistência de muitas igrejas de hoje em admitir que nosso Senhor Todo-Poderoso é:
- Conforto;
- Esperança;
- Alegria;
- Amor.
A verdade é que nosso Criador Celestial também é um Deus ciumento, que vinga o mal, julga as pessoas incrédulas e destrói os Seus inimigos.
O livro de Naum é um lembrete importantíssimo para as pessoas que conspiram contra o Senhor, pois elas serão levadas à destruição completa.
Ao ler o livro de Naum é fácil perceber que o autor abriu a profecia anunciando que o Senhor é um Deus ciumento que se vinga de seus inimigos e é feroz em sua ira.
Podemos aprender que Deus:
- Se vinga de Seus inimigos;
- Fica furioso com Seus adversários;
- É tardio em irar-se, mas é grande em poder;
- Nunca deixará o culpado impune.
O Senhor é Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de furor; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos. O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. (Naum 1:2,3)
Não seja uma pessoa perdida no pecado
O fato é que nós vivemos em meio a muita incerteza e confusão nesse mundo. Um cristão verdadeiro deve saber lidar com as circunstâncias da vida, entender como as pessoas pensam e se comportam para não cair no pecado sedutor nesse mundo caído.
As nações orgulhosas do mundo se enfurecem juntas com arrogância dos homens maus, estamos observando todos os dias pessoas se perdendo por não terem Deus no coração.
Na angústia, invoquei ao Senhor e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz e aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face. (Salmo 18:6)
Precisamos clamar a Deus por proteção, pois esse mundo está cheio de distrações que nos distanciam do verdadeiro propósito de viver: servir a Deus.
Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento. (Salmo 32:7)
São várias as pessoas que preferem o prazer deste mundo às recompensas prometidas por Deus no futuro. Não é de hoje que as pessoas trocam as coisas dos céus por bens passageiros terrenos.
O que precisamos de verdade é que Deus nos ame, tenha misericórdia e nos dê forças todos os dias para vencer o pecado e encontrar em Cristo Jesus uma paz verdadeira.
Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? (Romanos 8:35)
Deus está no controle da sua vida
Nos momentos de angústias e sofrimentos, nunca se esqueça que Deus está sempre como você, o controle de sua vida é dEle – só basta você confiar mais nEle.
Invoquei o Senhor na angústia; o Senhor me ouviu e me pôs em um lugar largo. (Salmo 118:5)
A verdade é que o mesmo Deus que lançou estrelas no espaço e caminha nos ventos, planejou todos os dias de nossas vidas individuais e prometeu cuidar de cada um dos Seus.
Louvado seja Seu santo nome, pois é nEle que devemos acreditar e depositar nossas preocupações.
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. (Salmo 46:1)
Deus é sua fortaleza nos momentos de angústias?
A verdade é que nunca você deve esquecer que o nosso Senhor Todo-Poderoso é bom e uma fortaleza em tempos difíceis e angústias.
Nunca esqueça que nosso Pai Celestial conhece as pessoas que se refugiam nEle nos momentos de dificuldades.
Os justos clamam, e o Senhor os ouve e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito. (Salmo 34:17-18)
As pessoas que confiam no Senhor devem sempre lembrar que Jesus Cristo obteve a vitória na Cruz.
Quando o fogo ardente da ira zelosa do nosso Pai misericordioso foi derramado em Cristo em vez de sobre nós para que pudéssemos ser feitos justiça de Deus nEle – nunca se esqueça disso.
Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã, louvarei com alegria a tua misericórdia, porquanto tu foste o meu alto refúgio e proteção no dia da minha angústia. (Salmo 59:16)
Você precisa entender que Deus é em sua vida:
- A Rocha da nossa Salvação;
- O nosso Escudo;
- O bom Pastor das ovelhas.
Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte. (2 Coríntios 12:10)
Nosso grande Deus é o fogo consumidor que julgará o mundo com justiça, isso tudo por amor do Seu nome. O que você está fazendo para depositar suas preocupações e angústias em Deus?
…
Você gostou de saber mais sobre o livro de Naum e como devemos lidar com a angústia? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para aprender mais sobre Deus.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.