Projeto oferece aulas gratuitas para moradores de favela que prestarão vestibular

No UniFavela, as aulas são gratuitas para pessoas que querem prestar o vestibular e entrar na universidade, independentemente de idade ou formação.

Entrar na universidade, se formar e ter uma boa profissão é o sonho de inúmeros jovens. O caminho não é fácil, mas iniciativas voluntárias ajudam a tornar a jornada menos dolorosa.

É o caso do projeto UniFavela, em que 38 professores dão aulas gratuitas para jovens da comunidade da Maré, no Rio de Janeiro.

O projeto existe há quase quatro anos e é aberto para qualquer um, independentemente de idade ou escolaridade. O importante é ter paixão pelos seus sonhos, dedicação e força de vontade para entrar na universidade.

Quem criou a UniFavela foi o estudante de Letras Larte Breno, de 26 anos. Em entrevista ao site Metrópoles, o jovem explica que a ideia surgiu quando um amigo pediu sua ajuda para se preparar para o vestibular.

 

Foi aí que o projeto começou a tomar forma, contando com a ajuda de duas colegas, as estudantes de História Daniele Figueiredo e Letícia Maia.

38 professores dão aulas gratuitas à noite (imagem: reprodução redes sociais/Metrópoles)

“Em 2018, eu e um grupo de jovens começamos em uma laje, na favela da Maré, monitorias para tirar dúvidas sobre vestibular. Hoje, temos o próprio espaço e nos tornamos uma instituição socioeducativa com diversas ações sociais dentro de um território que sofre com a violência”, diz Breno.

O que se tornou como um projeto de “tira dúvidas” foi crescendo, ganhou força e já atendeu, ao menos, 200 alunos. A procura neste ano foi tão grande que os voluntários chegaram a reabrir as inscrições para que mais pessoas tivessem a oportunidade de estudar.

O que se tornou como um projeto de “tira dúvidas” foi crescendo, ganhou força e já atendeu, ao menos, 200 alunos. A procura neste ano foi tão grande que os voluntários chegaram a reabrir as inscrições para que mais pessoas tivessem a oportunidade de estudar.

À medida que foi se popularizando, o UniFavela também conseguiu se fortalecer e se tornou um curso de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E a aprovação na universidade veio para os 10 alunos matriculados!

200 alunos já passaram pela UniFavela (imagem: redes sociais/Metrópoles)

Mais do que números, são sonhos realizados, jovens felizes e esperançosos de que vão transformar sua vida pela educação. Aliás, já estão transformando! A própria iniciativa de se matricularem no UniFavela, estudarem, sonharem e se prepararem já é a própria transformação pela educação.

Educação transforma vidas

Um projeto muito bacana e inspirador. Quando o ensino chega a mais pessoas, a gente vê os resultados em toda a sociedade.

Afinal, se queremos um país que cresça, precisamos de pessoas preparadas para os desafios das vidas. A educação abre portas que, muitas vezes, estavam fechadas e garante um futuro melhor, de oportunidades e inúmeras possibilidades.

É o que nós mostramos diariamente aqui no Awebic. Não faltam histórias inspiradoras de pessoas que batalharam, se empenharam e conseguiram a tão sonhada aprovação em um curso ou mesmo retomaram os estudos depois de anos parados.

A verdadeira lição é que nunca é tarde para estudar, aprender coisas novas e crescer na vida. As dificuldades vão sempre existir, mas não podemos deixá-las nos desanimar, já que os problemas são parte da jornada.

Parabéns a todos os participantes, professores e alunos do UniFavela. Que o projeto continue transformando vidas!

Fonte: Metrópoles

Marcelo Silva
Escrito por

Marcelo Silva

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.