Volta ao mundo em 22 anos: família percorre 102 países a bordo de carro de época
Parece roteiro de Hollywood, mas é a vida real. Candelaria e Herman Zapp embarcaram em viagens para 102 países durante 22 anos a bordo de um carro de 1928. Uma volta ao mundo cheia de histórias e acontecimentos marcantes.
Você tem vontade de viajar o mundo? Então você precisar conhecer a história dessa família argentina! O casal Candelaria e Herman Zapp colocou o pé na estrada para realizar esse sonho em 25 de janeiro de 2000. 22 anos depois, estão voltando para casa com quatro filhos adolescentes nascidos em diferentes lugares do mundo e muita história na bagagem.
Foram cerca de 362 mil quilômetros percorridos em cinco continentes a bordo de um carro Graham-Paige de 1928 (obviamente que, para atravessar continentes separados por oceanos, não utilizaram o carro).
Eles partiram da cidade de Gualeguaychú, na fronteira entre Argentina e Uruguai, e visitaram 102 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Canadá, Grécia, Itália, França, Holanda e tantos outros.
“Estamos terminando um sonho, ou melhor, cumprindo um sonho. Vivê-lo foi lindo. O que virá depois? Milhares de mudanças, milhares de opções”, disse Herman à Agência France-Presse. O marco final da viagem da família foi o Obelisco, ponto icônico de Buenos Aires, capital argentina.
Hoje, Herman e Candelaria têm, respectivamente, 53 e 51 anos de idade. Quando decidiram largar os seus bons empregos para viver essa experiência única, não tinham filhos e viram a família crescer durante a aventura que parece ter saído de um roteiro de filme.
Pampa, de 19 anos, nasceu nos Estados Unidos. Tehue, de 16, na Argentina, enquanto Paloma, de 14, no Canadá e Wallaby, de 12, na Austrália.
Claro que, no caminho, também enfrentaram alguns obstáculos. Tiveram que desviar de algumas rotas por causa de guerras e crises e Herman chegou a contrair malária. Com a chegada da pandemia, ficaram aqui no Brasil por um tempo.
Durante as viagens, eram recebidos nas casas das pessoas que se encantavam com a sua história. A família estima que passaram por 2 mil casas em todos esses anos. “É incrível a humanidade. Muitos nos ajudaram por ser parte de um sonho”, afirma Candelaria.
Relatos das viagens
No Instagram, é possível ver muitas fotos da jornada dos Zapp. Entre alguns momentos marcantes relatados pela Agência France-Presse, estão a subida ao Monte Everest, a dança com nativos Himba na Namíbia, a visita à tumba de Tutancâmon no Egito e muitas horas de navegação de barco em mar aberto.
Ver essa foto no Instagram
Os Zapp, inclusive, lançaram um livro contando as suas experiências. O título é Atrapa Tu Sueño, que poderia ser traduzido ao português como “Agarre Seu Sonho”. Fazendo uma pesquisa rápida na internet, é possível ver que o livro recebeu algumas resenhas positivas, incluindo uma que o chama de best-seller “viajeiro”.
Finalmente em casa, a família agora se prepara para uma nova rotina. Depois de tanto tempo estudando com a mãe e de forma remota, os filhos vão para as aulas presenciais. E os planos para o futuro?
Bem, o Herman já disse que quer viajar o mundo DE NOVO, agora em um veleiro. E aí, será que eles topam mais 22 anos na estrada – ou melhor, nos oceanos desse mundão?
Fonte: El Comercio/AFP
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.