LinkedIn lança ferramenta para ‘apoiar’ mães que querem tempo para cuidar dos filhos
Uma nova ferramenta do LinkedIn permite que a pessoa indique pausas na carreira e esclareça o motivo. O objetivo é quebrar o tabu em cima desse tema e facilitar o acesso ao mercado de trabalho para, por exemplo, mães que precisaram interromper a carreira para cuidar dos filhos.
Quando a maternidade chega, é comum que muitas mulheres precisem interromper a carreira para cuidar do bebê e de sua própria saúde.
O problema é que, várias vezes, o retorno ao mercado de trabalho acaba sendo mais complicado. Foi pensando nisso que o LinkedIn anunciou uma novidade muito bacana em sua plataforma.
Agora, é possível registrar em seu perfil profissional os momentos em que foi necessário fazer pausas na carreira por alguma razão de força maior, como cuidar da família e dos filhos.
A ideia, segundo Camilla Han-He, gerente sênior de produtos da empresa, é que a ferramenta faça com que as pessoas não se sintam mais desconfortáveis ao explicar hiatos no seu currículo.
“Ao adicionar uma pausa na carreira ao seu perfil, você pode destacar como essas experiências de vida podem se aplicar a possíveis empregos. Em muitos casos, é a sua experiência fora do currículo que realmente comunica suas paixões, dons e pontos fortes”, escreveu em um comunicando, segundo o site da Revista Crescer.
De acordo com uma pesquisa feita pelo próprio LinkedIn com 22.895 profissionais e 4.017 recrutadores, mais da metade das pessoas teve que fazer alguma pausa na carreira. 60% dos entrevistados acreditam que o assunto ainda é um tabu no meio profissional.
Isso se explica porque muitas empresas têm visão negativa sobre um trabalhador que fica um longo período sem emprego – acaba sendo visto como tempo “parado”, e não tempo para cuidar de si mesmo, dos seus filhos, dos seus familiares.
O curioso é que a pesquisa também mostrou que, quando o motivo da pausa na carreira é exposto, os recrutadores tendem a ser mais compreensivos.
Por isso, a nova ferramenta é tão importante. Antes de ir para uma entrevista, a pessoa que estiver fazendo a seleção já terá a informação de que o candidato fez uma pausa na carreira por determinado motivo.
Mercado de trabalho mais inclusivo
Assim, é possível evitar constrangimentos na entrevista e incentivar também uma empatia maior das empresas e recrutadores. Afinal, já está difícil a situação do emprego e, quanto mais barreiras forem eliminadas, melhor para as pessoas.
A gente sabe que ainda tem muito a avançar na busca por um mercado de trabalho inclusivo e justo para todos, mas iniciativas como essa do LinkedIn são importantes e merecem ser sempre reconhecidas.
Queremos mesmo que chegue o dia em que uma pausa na carreira – independente do motivo – não seja mais motivo de constrangimento ou um ponto negativo na avaliação de um candidato.
Se você já precisou fazer uma pausa na sua vida profissional, saiba que não tem nada de errado.
Muito pelo contrário. Há pausas extremamente necessárias para colocarmos a cabeça no lugar, cuidarmos de nós mesmos e evoluirmos. E a vantagem é que agora você pode explicar isso no seu LinkedIn.
Fonte: Crescer
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.