Identificando um gatilho mental e conseguindo se livrar dele de uma vez
Você quer aprender identificar um comportamento ruim e se livrar dele? Confira aqui como identificar e se livrar de gatilho mental ruim.
Você sabia que existem gatilhos mentais ruins? A verdade é que eles existem e você pode identificá-los e se livrar deles.
Quais são os gatilhos pulando em sua cabeça que te derrubam um dia ou outro? Você permite que a ansiedade ou preocupação te distraia? Ou eles fazem você se sentir culpado ou com raiva?
O fato é que você pode sentir esses gatilhos mentais consumindo por dentro. Os pensamentos e sentimentos não são coisas separadas? Você não pode pensar com a cabeça e sentimos com o coração?
São várias as pessoas que geralmente colocam os pensamentos e os sentimentos em diferentes compartimentos da mente. Existe uma grande ligação próxima entre pensamentos e sentimentos do que muitas pessoas supõem.
Existe gatilho mental ruim?
Sentir as emoções e pensamentos não significa que as ideias são sentidos da mesma forma que uma determinada pessoa sente uma alfinetada no braço.
Saber que um gatilho é ruim significa reconhecer as interconexões entre emoções, pensamentos e sentimentos.
A pessoa com esse tipo de problema precisa estar com raiva de alguém ou de alguma coisa para sabe que sobre com gatilho mental ruim?
A verdade é que a pessoa não pode ficar com raiva por nada ou mantendo sua mente em branco para que não sofra com os danos do gatilho?
As emoções, sentimentos e ideias não ocorrem em um vácuo mental. É preciso ir um pouco mais fundo e você encontrará um pensamento interligado às suas respostas emocionais.
Ponha na cabeça que existem sim gatilhos ruins e eles podem destruir sua forma de viver e pensar com emoção.
14 fatos psicológicos AUTOMÁTICOS que deixam a vida mais fácil
Como identificar gatilho mental?
Para boas parte das pessoas que querem identificar um gatilho mental leva muito tempo. Porém, existem certos passos e dicas que uma pessoa determinada pode seguir para identificar os gatilhos mentais em sua vida e se tratar.
Primeiramente, é importante ter em mente que uma pessoa pode ter apenas um, porém, não é novidade para a ciência que as pessoas tenham vários gatilhos, ou mesmo diferentes tipos de gatilhos.
Com isso, independentemente do tipo de gatilho mental, identificá-lo é o primeiro passo para obter ajuda para esse problema. Veja como fazer isso:
1 – Aprenda a identificar as suas respostas
Primeiramente, é importante você saber que identificar um gatilho mental é difícil, porém, é muito mais fácil fazer um balanço do que você ou uma pessoa sente no momento.
Quando uma determinada pessoa se sentir cansada por emoções e sentimentos poderosos, é fundamental para o processo fazer um balanço do que foi vivenciado. Como:
- Eu me sinto com raiva:
- Eu estou triste com a situação?
- O que estou sentindo é ciúmes?
- Quais pontos fracos estou mostrando?
Ao examinar o que sua mente está sentindo, será mais fácil identificar qual foi o evento desencadeante da sua mente ficar tão traumatizada a ponto de criar gatinhos.
2 – Reviva momentos importantes até o gatilho mental
Após fazer um balanceamento de suas emoções e sentimentos no decorrer do processo, é fundamental para o resultado você tentar relembrar o que o levou a essa situação mental.
Faça as seguintes perguntas:
- O que eu estava fazendo antes de ficar tão chateado?
- Houve um momento específico em que eu pude sentir as emoções negativas chegando?
- O que fiz para reverter a situação?
- A minha situação está muito grave?
Por outro lado, se for possível da sua parte para que gere bons resultados, tente:
- Considerar a situação;
- Pensa no que o teria deixado chateado.
Muitas vezes, os gatilhos mentais ruins estão enraizados na mente em experiências e traumas passados. É o seu deve garantir tudo bem se o evento desenrolar ou não fazer sentido.
3 – Repita o ciclo quantas vezes for necessárias
No final do processo, é importante você não se sentir desencorajada se não conseguir saber identificar um gatilho mental que perturba sua mente na primeira tentativa.
Além disso, esses sentimentos ruins são muitas vezes complicados para o processo de recuperação mental.
Não é uma falha de uma pessoa que não sabe identificar um gatilho mental ruim exigir várias tentativas para identificar o problema.
São várias as pessoas que ficam desanimadas e tristes no final do processo, porém, saiba que você consegue identificar esses sentimentos e pensamentos ruins.
Mesmo que isso não aconteça de imediato, não desista de atingir os seus objetivos, busque sempre repetir o processo até ter um resultado desejado.
5 maneiras de manter suas emoções indesejadas sob controle
O que realmente causa um gatilho mental ruim?
A verdade é que os gatilhos mentais podem ser bons ou ruins, embora os gatilhos ruins possam ter os efeitos mais prejudiciais para a saúde mental e física também.
Você precisa entender que existem gatilhos ruins que podem levar uma pessoa a:
- Frustração
- Relacionamentos rompidos;
- Depressão e isolamento;
- Suicídio.
Os gatilhos mentais ruins podem se tornar um problema para a saúde se forem frequentes e se a pessoa apresentar dificuldades em lidar com eles no dia a dia.
Uma criança, por exemplo, que cresceu em um lar cheio de problemas sociais e financeiros pode se sentir ansiosa ou estressada quando as pessoas discutem ou brigam dentro de casa.
Dependendo do envolvimento no conflito familiar da criança, esse indivíduo que sofre com problemas pode sentir:
- Medo de ficar dentro de casa com os pais;
- Atacar como mecanismo de defesa;
- Distanciar do conflito.
11 exemplos de autossabotagem que podem destruir completamente seu futuro
Quando deve ser tratado o gatilho mental
O gatilho mental deve ser tratado com urgência, pois sentimos ruins podem nascer ainda mais na pessoa, sentimentos são acionados, assim, incomodando a mente e comportamentos aleatórios.
As emoções podem ser alteradas, como:
- Raiva;
- Culpa;
- Irritabilidade;
- Baixa auto-estima.
Infelizmente, a natureza dos gatilhos mentais pode ser muito profunda e pode ser traumatizante para as pessoas, inclusive para as que não sabem lidar direto com esses sentimentos.
Alguns desses gatilhos mentais podem levar a adotar formas ruins de enfrentamento, como:
- Automutilação;
- Danos a outros;
- Abuso de substâncias.
É muito importante para a saúde da mente e do corpo a pessoa aprender a identificar esses gatilhos e curar o quanto antes.
…
Você gostou de saber mais sobre como identificar gatilho mental e se livrar dele? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.